quarta-feira, 24 de abril de 2013

Compras no Paraguai devem ser feitas em Dólar, Real ou Cartão de Crédito?

As lojas do Paraguai aceitam que o pagamento seja feito em real, dólar, guarani e em cartão de crédito. Por isso, muitas pessoas têm nos questionado qual a melhor maneira de efetuar o pagamento das compras no Paraguai? Pois bem, o post de hoje vai esclarecer essa dúvida.

Comprar em real é a forma mais prática mas não a mais vantajosa, já que os preços dos produtos lá normalmente são em dólares. Para converter para reais as lojas usam uma cotação que sempre é superior ao da cotação nas casas de câmbio. Ou seja, você sai perdendo um pouco de dinheiro nessa conversão. Como os preços são em dólares, efetuar o pagamento nessa moeda é a melhor maneira de não sair perdendo dinheiro. 

Nossa DICA: vá para o Paraguai com reais e faça a conversão em uma loja de câmbio dentro do próprio Paraguai, porque lá não incide imposto e você vai conseguir pegar um pouco mais do valor em dólares. Faça suas compras e o que sobrar você volta na loja de câmbio e troca por reais, pelo mesmo motivo dos impostos. O pessoal da nossa equipe utiliza sempre a Mundial Cambios para realizar a conversão dos reais quando vai às compras. No site temos os endereços deles: http://www.comprasparaguai.com.br/lojas/mundial-cambios/


Além do fator imposto, tem outro motivo que faz a conversão dentro do Paraguai valer a pena. As lojas no Paraguai não aceitam notas de 100 dólares das séries CB e D. Caso você troque em uma casa de câmbio brasileira, é possível que receba estas notas. O motivo é que há muitos casos de notas falsas destas séries no Paraguai, por isso elas não são mais aceitas no mercado.

Foto do caixa da loja Elegância

Quanto às compras com cartão de crédito, definitivamente não é a forma mais indicada. As lojas normalmente cobram um valor por volta de 8% sobre sua compra e tem os 6,38% de IOF cobrados pelo governo brasileiro. Por outro lado, a cotação que a operadora de cartão de crédito usa é do dólar comercial, que é alguns centavos mais baixa que a cotação praticada no Paraguai, mas mesmo assim ainda fica um pouco mais caro. Além disso, o seu cartão tem que ser internacional e a fatura é fechada em guaranis. Sendo assim, é importante ficar de olho na cotação do guaranis com relação a dólares que a loja faz.

Como no Paraguai os produtos são em torno de 30% a 50% mais barato que no Brasil, se o seu dinheiro terminou e você realmente precisa comprar o produto, mesmo pagando esta porcentagem extra do uso do cartão sua compra custará menos que no Brasil e valerá a pena o investimento. Muitas pessoas compram desta forma também por motivo de segurança, já que daí não precisam carregar o valor em dinheiro vivo. FIQUE ALERTA: não deixe que tirem seu cartão de sua vista para evitar possíveis fraudes.

Esperamos ter tirado suas dúvidas. Continuem enviando perguntas. 

Boas compras a todos!

36 comentários:

  1. Show de bola, valeu pela dica amigos, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Dúvidas resolvidas de forma muito clara.. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Vi em alguns blogs que nas lojas do paraguai não aceitam cedulas de dolar antigas, das series CB e D, isso procede? E as cédulas antigas, porém com series que não sejam estas, são aceitas normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo certo?
      Sim, essa informação procede, cédulas destas séries realmente não são aceitas em lojas no Paraguai. E sim, cédulas que não sejam destas séries (CB e D) são aceitas sem problema algum.
      Esperamos ter lhe ajudado, e tenha um bom dia!

      Excluir
    2. e se eu trocar o dólar no Paraguai tem chance de eu receber alguma destas cédulas não aceitas?

      Excluir
  4. Anuncie na Rede Comercial www.kankoa.com
    Classificados e Rede Social

    ResponderExcluir
  5. Olá.. ainda nao responderam minha pergunta!!
    Eles dividem no cartão? Ou só é avista no cartao ?
    obrigda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Na maioria das lojas é sómente à vista no cartão. Somente a loja Master 10 informou que faz parcelado.

      Esperamos ter lhe ajudado.

      Excluir
    2. aah, muito obrigada!! :)

      Excluir
  6. Vocês disseram que no Paraguai não incide imposto sobre a conversão do Real p/ o Dólar. Mas no Paraguai a cotação do Dólar é mais alta do que no Brasil.
    Mesmo assim compensa fazer a troca lá?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, compensa trocar no Paraugia, a cotação lá é normalmente 10 centavos acima da oficial. Troque nas casas de câmbios dos shoppings para não ter problemas.

      Excluir
  7. Olá. Você sabe se aceitam cartão de débito? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se você trocar em uma casa de câmbio de confiança não tem perigo, o perigo é trocando com cambistas...

      Excluir
  8. Nas casas de cambio aceitam compra de dolar com cartão de débito ?

    ResponderExcluir
  9. Eu queria saber Hoteis em Ciudad del este, para ficar, pq se ficar no Brasil corre o Risco de vc ser pego pela Federal i eles Tomarem tudo.

    ResponderExcluir
  10. A cotação do Dólar no Paraguai geralmente está mais alta do que no Brasil, se eu trocar no Paraguai não vou estar perdendo dinheiro? Por exemplo, hoje (23/08/2013) a cotação no Brasil está U$ 2,43 e no Paraguai U$ 2,56... Tecnicamente eu não estaria perdendo dinheiro ao trocar dentro do Paraguai? Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  11. Já que a moeda deles é o Guarani, não seria mais vantajoso fazer este cambio e comprar em Guaranis?

    Não ficou claro para mim também essa questão de fazer o cambio lá, já que a cotação é maior. Poderia explicar melhor porque há vantagem.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo na minha opiniao vale mais apena comprar pelos guaranis!

      Excluir
  12. Olá, boa noite. Gostaria de saber se mas lojas Paraguaias o cartão Travel Money é aceito como forma de pagamento. Desde já agradeço muito!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom parabéns! Leigos como eu que querem ir só a passeio, comprar um notebook, e algumas coisas, é bom ficar ligado nessas dicas.

    ResponderExcluir
  14. Pessoal, o câmbio apresentado no Brasil(os vistos nos Telejornais, sites, etc) é o câmbio COMERCIAL, agora, experimente, ir à uma Casa de Câmbio BRASILEIRA, fazer a compra de dólares! Você pagará o dólar TURISMO + taxas, ou seja, Cerca de 10 centavos MAIS CARO, que o dólar COMERCIAL DO PARAGUAI! Fiquem atentos! A melhor opção é, sem dúvidas, o câmbio diretamente no Paraguai!

    ResponderExcluir
  15. Comprei no cartão no Paraguai na loja Mira mar por indicação de guia da TAM viagens e cobraram 15% a mais no valor de conversão para dólar. Resumindo: confiei e me roubaram.

    ResponderExcluir
  16. alguem sabe me dizer se tem como comprar uma espingarda de chumbinho no paraguai e trazer sem grandes problemas para sp andei pesquisando vi em algums sites que la ta menos da metade do preço ak no brasil

    ResponderExcluir
  17. Bom dia muito esclarecedor para nos leigos que vamos passear pela primeira vez, mas gostaria de saber mais sobre valores e como posso passar dinheiro certo na hora da compra. Desde ja agradeco a compreensao.

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber se vocês sabem alguma casa de câmbio no Brasil (especificamente em São Paulo) que realiza a troca guarani para real. Estou com muito guarani e preciso dele convertido em real!

    Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Olá queria comprar um iphone no paraguai mas em algum lugar que parcelasse ao menos será que na master 10 tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      Pela propaganda da Master 10, é provável que você consiga parcelar na loja deles no cartão, sim!
      Qualquer dúvida, entre em contato!

      Excluir
  20. Oi bom dia,
    Vocês sabem informar por quanto sai o dólar se trocar direto no Paraguai?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Olá, as informaçãoes são de 1 ano atráz, minha dúvida é se ainda vale a pena comprar em dólares no Paraguai e se devo trocar aqui no Brasil ou em casa de Cambio no Paraguai.
    Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      Recomendamos que troque reais por dólares e casas de câmbio do Paraguai antes de fazer as suas compras, pois aumenta a sua economia ainda mais, já que muitas lojas cobram a cotação do dólar um pouco elevada do que na verdade é em muitas casas de câmbio.

      Excluir
  22. obrigado pelo post ajudou muito

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Compensa trocar o real por dólar somente em compras grandes?
    mesmo com todas as respostas e esclarecimentos, essa ainda é uma dúvida que me persegue.
    Por ex: no caso de 300,00 reais, fiz algumas conversões em site de câmbios do Paraguai, e da em Dólares 126,92 aproximadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      Sim, com certeza. Com dólares você economiza mais do que com reais, pois o preço do real nas lojas tende a ser mais alto do que nas casas de câmbio.

      Excluir