quinta-feira, 23 de maio de 2013

O bloqueio dos celulares piratas no Brasil e como a nova regra da Anatel pode afetar os aparelhos comprados no Paraguai

Vários usuários tem nos questionado sobre o anúncio feito pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) sobre os celulares “xing-ling” pararem de funcionar a partir de 2014. Vamos esclarecer sobre isso.

A Anatel fez um anúncio autorizando as operadoras a instalarem uma tecnologia que bloqueia os celulares piratas no momento da tentativa da ligação, sendo que a partir de 2014 todos os aparelhos usados no país deverão ser homologados pelo órgão, sob pena de serem bloqueados e das chamadas não se completarem.


Por que a Anatel quer bloquear os aparelhos piratas?


O que desencadeou a implementação desse sistema foi o fato de em torno de 20% das ligações serem realizadas de aparelhos piratas e essas ligações causam instabilidades na rede e consequentemente um número elevado de reclamações contra o serviço. Segundo as operadoras, esses celulares são de baixa qualidade e costumam ter mais queda de chamadas, o que contribui com as queixas às centrais de atendimento.

Como funcionará o bloqueio dos celulares?


Cada celular possui um número específico que sai de fábrica com ele, chamado IMEI. Existe um catálogo mundial com todos os IMEIs válidos produzidos pelos diversos fabricantes. Por sua vez, o chip da operadora escolhido também possui um número que lhe é peculiar: IMSI. Quando você coloca um chip em um celular, ele transmite às centrais das operadoras os dois números que permitem identificar quem está falando e em que aparelho. As operadoras sabem que um celular é pirata porque na sua rede eles não aparecem com o número IMEI ou quando aparecem, ele é duplicado (igual à de outro telefone).


O novo sistema das operadoras cruzará a lista de registros nacionais e estrangeiros para saber qual é autêntico. O sistema decidirá se é pirata ou não e, automaticamente, bloqueará esses sinais. Além de bloquear as ligações dos celulares pirateados, também vai bloquear dos importados e originais não homologados na Anatel. A regra também vale para os tablets.

O sistema que vai ser implementado pelas operadoras verificará em uma central com todos os códigos IMEI dos dispositivos homologados pela Anatel para saber se ele tem autorização para funcionar nesta rede, cruzando a lista de registros nacionais e estrangeiros para saber qual é autêntico e decidir pelo bloqueio dos sinais.

Os celulares comprados no Paraguai deixarão de funcionar?


Para quem comprar celulares originais no Paraguai, o funcionamento continua normal, tendo em vista que os aparelhos enviados pela Samsung, Apple e outras marcas mundialmente conhecidas para o Brasil são de mesma procedência que os enviados ao país vizínho. O IMEI é um código universal usado pela fabricante para todos os celulares, por ela faricados. O problema vai ser para quem compra HiPhones ou Galaxys genéricos, estes realmente deixarão de funcionar.


Outras marcas consolidades no Paraguai que possuem um bom número de clientes brasileiros, como exemplo podemos citar a BLU e a INOVE, já estão com a maioria dos seus modelos homologados na Anatel e as demais marcas estão buscando essa homologação.

Para não cair em uma furada, sempre verifique se o aparelho que você está adquirindo possui um selo ou código na ANATEL ou que não possua nomes errados, acabamento ruim, acessórios genéricos ou de outras marcas, como a bateria ou o carregador. A melhor opção é comprar sempre em grandes lojas, as quais tem um nome a zelar, não trabalhando com produtos falsificados e de má procedência.

124 comentários:

  1. E se possuo um celular que não é homologado pela Anatel, mas que é original (Sony), vai continuar funcionando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se o celular for original deve continuar funcionando sem nenhum problema.

      Excluir
    2. Pelo que entendi, não vai não.
      Essa nomenclatura só causa confusão ('original', 'falsificado'). Não existe isso, o que existe é: celular homologado pela Anatel, celular não homologado pela Anatel. Só vai funcionar se for homologado.

      Excluir
    3. Will, oque vale é o numero do IMEI se o aparelho for original ele vai continuar funcionando normalmente porque a anatel vai homologar a partir do registro internacional de cada fabricante sendo que os aparelhos originais comprados no paraguai possuem o registro na central do fabricante no caso Sony, Samsung, Apple etc.

      Excluir
    4. Exatamente...se o aparelho foi fabricado por uma empresa que é homologada no brasil, seja de qualquer parte do mundo funcionará normalmente no brasil

      Excluir
    5. um amigo trabalha na Anatel e disse que todos os telefones originais vendidos por Sony, Samsung, Apple, LG, Motorola, BlackBerry, HTC e outras vendidas no Brasil, são homologados.. independente da operadora fazer a homologação ou não.. a própria fabricante ja se encarrega de fazê-la..

      Excluir
    6. Bora fazer uma paralisação para cancelarem essa lei dos recebedores de impostos ilícitos que só vai para o bolso dos poderosos e nunca a onde esta precisando tantos impostos e a saúde nunca muda sempre há pessoas morrendo em filas de hospitais!!!! ,e preocupam com celulares !!!!!

      Excluir
    7. Pessoal, excelente post, muito válido saber disso !
      Aproveito para deixar aqui para quem quiser compartilhar um site legal de venda de celulares populares com preços bem bacana, com sistemas Java e Android.
      "IMPORTANTE" este Site ja esta vendendo Iphone 5 Réplicas Perfeita ja com o NUMERO IMEI de Fábrica !!
      ou seja os chineses ja estão lançando todas as suas replicas com numero IMEI, portanto o ano que vem não vai mais ter problemas de bloqueio !!
      Quem se interessar entre no Site que vou deixar abaixo, e boas compras !!
      Fiquem tranquilos pois eu ja comprei e chegou tudo certo !!
      www.robotoolz.loja2.com.br

      Excluir
    8. vao deixar de ganhar de dinheiro com vendas de credito e chip com os preço de celulares brasileiros são um absurdo com os preço dos celulares paraguaios ate meu cachorro tem celularkkkkkkk

      Excluir
    9. Pessoal alguem saberia me dizer comprei um celular Smartphone Blu Dash Jr D-140 Android 2 Chips Wi-fi em janeiro/14 , há 4 dias não estou conseguindo receber chamadas só fazer ligação, cai na caixa postal e agora aparece ocup para quem me liga, será que esta bloqueado?

      Excluir
    10. Meus caros amigos, tenho más noticias todos confusos.
      quando vc acha um celular que o comprador com a nota fiscal liga e pede o bloqueio do IMEI do aparelho vc vai até uma assistência qualquer e pagando eles trocam o IMEI do aparelho e havendo duplicidade do IMEI a Anatel bloqueará os dois até que que estiver de posse do aparelho se identifique com a nota fiscal do aparelho.

      Excluir
    11. Isso e para operadoras venderem mais seus celulares a preço alto como fazem, pois tenho varios homologado pela anatel e nao funcionam cai ligação, nao atende nao tem sinal, quero ver a ANATEL fazer alguma coisa pelo povo,como, baixa custo das ligações, melhor o serviço, o 4g fuciona uma porcaria devido sua interferencia com a tv, quem nao quer ter um canal de telefonia celular no |Brasil, cobram o querem ou melhor fazem o querem e anatel nao esta nem ai pro povo, eu fecha essa anatel.

      Excluir
    12. Ta na cara que isso e uma jogada suja das grandes fabricantes de celulares e smartphones junto a anatel,por nao aguentarem mais tantos prejuizos com a concorrencia esmagadora dos Ching lings(Piratas).Tenho um celular pirata e e otimo estou com ele a quase 3 anos nunca me deu nenhum problema,pena que a memoria interna dele e pequena,tirando isso e show.

      Excluir
  2. abaixa a merda dos impostos pra depois fazer isso anatel
    pais de ladrao ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os incomodados que se retirem.

      Excluir
    2. troxa é quem aceita os juros altos do brasil.
      E acho que antes do bloqueio dos celulares, deviriam estimular a compra no brasil, baixando os impostos.

      Excluir
    3. Complicado discutir com pessoas que não sabem por que pagam impostos... vá morar nos Estado Unidos e depois venha reclamar, la você paga tudo, saúde, educação, ferias, 13º salario, infraestruturada, isso tudo sai diretamente do seu bolço ainda mais com esta crise mundial onde todos só países estão sofrendo... dai você vem reclamar de um pais que esta em desenvolvimento, esta estabilizado com a crise que afeta todos os países, pela mor de Deus, vai fazer alguma coisa de útil de sua vida em vez de ficar reclamando de bariga cheia....

      Excluir
    4. 30% do pib brasileiro é desviado anualmente e vc ainda quer que pessoas de bem gostem e aceitem pagar os impostos de bom grado? nos EUA as pessoas realmente não tem essas regalias de escolas e hospitais que nós temos mas vc realmente colocaria seu filho em uma escola publica tendo um pouco mais de dinheiro? vai realmente depender da saúde publica pra salvar sua vida ou vai fazer um plano de saúde? na teoria temos um sistema ótimo pra população mas na pratica o sistema só te fode.

      Excluir
    5. tenho que rir da tua cara, não nem coragem de botar teu nome, ridiculo, se eles pagam tudo, é por que veem o que esta sendo feito com seu dinheiro. Aqui pagamos e somos roubados pelos bolsas crack, bolsa gas, e afins, fora os proprios politicos que entram com uma vida e saem com 5 vidas feitas. TENHO QUE RIR DESSA TUA CARA DE IMBECIL mesmo, reclamador de apartamento, pobre de cultura, brasileiro vão...

      Excluir
    6. Não sei se é funcionário público, mas para falar que paga imposto e recebe em educação e me escreve "bolço, bariga e pela mor de Deus" só pode que recebe bolsa escola. Meus pêsames amigo mas acho que o corretor ortográfico faria muito mais por você que o governo... kkkkkk....

      Excluir
    7. aaaaaa vai toma no cu esse governo de bosta em ves de bloquear os celulares vai envestir dinheiros em hospitais e tals etc...
      se acontecer isso tenque promover protesto pelas ruas de todo brasil.... como ja esta avendo esses dias...

      Excluir
    8. Anônimo24 de maio de 2013 04:25

      Complicado discutir com pessoas que não sabem por que pagam impostos... vá morar nos Estado Unidos e depois venha reclamar, la você paga tudo, saúde, educação, ferias, 13º salario, infraestruturada, isso tudo sai diretamente do seu bolço ainda mais com esta crise mundial onde todos só países estão sofrendo... dai você vem reclamar de um pais que esta em desenvolvimento, esta estabilizado com a crise que afeta todos os países, pela mor de Deus, vai fazer alguma coisa de útil de sua vida em vez de ficar reclamando de bariga cheia..

      vai dizer q aqui é melhor e que somos mais ricos mais felizes e mais saudaveis, q temos mais segurança, q temos a melhor educação?? VTC viado... tem q baixar imposto sim, ninguem aguenta mais trabalhar 6 meses só pra pagar impostos....

      Excluir
    9. Um pais pequeno, com estrutura de 3, querendo trabalhar como um de 1...
      Antes de se vestir meu pais, primeiro se deve colocar as peças intimas, não venha com maquiagem...

      Excluir
  3. OLHA ESTA PORCARIA DE IMPOSTO AQUI NO BRASIL ISTO É UM ROUBO !!! AGORA ANATEL VEM COM ESTA FRESCURA ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado discutir com pessoas que não sabem por que pagam impostos... vá morar nos Estado Unidos e depois venha reclamar, la você paga tudo, saúde, educação, ferias, 13º salario, infraestruturada, isso tudo sai diretamente do seu bolço ainda mais com esta crise mundial onde todos só países estão sofrendo... dai você vem reclamar de um pais que esta em desenvolvimento, esta estabilizado com a crise que afeta todos os países, pela mor de Deus, vai fazer alguma coisa de útil de sua vida em vez de ficar reclamando de bariga cheia....

      Excluir
    2. falou o anonimo com o rabo preso com o governo

      Excluir
    3. Exatamente, vai chorando no hospital norte americano procurar o SUS, vai pedir bolsa familia, não se engana que a educação pública americana é a mesma bosta que a brasileira, quanto às agências reguladoras, os EUA sempre buscam o não intervencionismo então tem coisa que se aplica aqui no Brasil e lá tão nem ai pra vc, se vire com a empresa que te vendeu, o que fazem é controlar a qualidade do produto e só. Por isso vc paga muito imposto, já viu tudo com o que o Brasil tem que arcar, po, da pro cara viver só na mamata do governo. tem que tirar o dinheiro de algum lugar. corrupção tem bastante aqui, mas tb tem em todo lugar, não é por isso que os outros países estão falidos e o Brasil ainda não.

      Excluir
    4. Então, é exatamente por ser assim tão ruim nos USA que tem uma porrada de brasileiro morando e trabalhando lá de forma clandestina e outros inúmeros já regularizados que nem sequer mais pensam em voltar ao Brasil.

      Excluir
    5. o cara deve trabalhar para um deputado.....deve ser mais um mamando nas na tetas do governo para defender estes impostos exploradores que travam o desenvolvimento.....ainda falou que temos boas escolas e uma ótima rede de saude publica kkkkkkkkkkkk é pra matar de rirrrr

      Excluir
    6. Claro , mais uma pra roubar o povo humilde e infelismente acomodado !

      Excluir
    7. esse Nuno é foda!

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    9. Esse cara que esta falando que as escolas brasileira e
      otima e as redes de saude sao exelente... No minimo numca pisou na porta de uma escola publica e seu convenio de saude e um dos melhores pago pelo governo!!! Porque nenhum filho da puta com esse pensamento de merda prescisou esperar por 2 messes pra ser atendido em um posto de saude ou estudou em alguma escola publica pra falar merda.....Esses corruptos de merda sao iguais ervas daninhas que se proliferam inchando igual fermento afundando o pobre brasileiro na lama achando que estao no alge so porque roubam fortunas dos cofres publicos ... Mais nao se enganem pois vcs serao os primeiros a chorar sangue no dia do juizo.... Aproveite a vida na terra porque no inferno seram so mais uma alma gemendo de dor porque o diabo nao vai ter do de vcs !!!!

      Excluir
    10. É muito engraçado que todo mundo esbraveja que paga muito imposto e etc...Aí vem a pergunta: Quantos declaram honestamente sua renda no IRPF? Aposto que a maioria que está reclamando nesse site sobre impostos nunca pagou imposto sobre a renda. Morei em Londres por 7 anos...chegam a descontar na fonte 40% do seu salário em impostos e pergunta pra eles o que eles acham da aposentadoria deles...uma merreca...Bolsa família, habitação e outras bolsas mais...Sabem da onde veio essa ideia? Justamente dos USA, Inglaterra, França, Alemanha, etc. Não estou em hipótese alguma defendendo a corrupção do Brasil, mas como dizem os políticos: é fácil querer acabar com a corrupção enquanto você não está lá dentro podendo desviar dinheiro...Agora, querer fazer manifestação para poder continuar usando telefone pirata...Gente, com que moral vocês querem acabar com a corrupção do país burlando a lei????? Acordo povo brasileiro!!!!

      Excluir
  4. ta ai mais uma mentira para que os brasileiros comprem apenas aparelhos ruim com preços absurdos,aperelhos"piratas"causa iterferencia,e que disso que um apple comprado no paraguai e falso,que mentira absurda, as chamadas no brasil são ruim devido ao mau serviço prestado pelas operadoras.

    ResponderExcluir
  5. Pois é......uma manobra para ganhar mais impostos, que por sinal são os mais caros do mundo, e querem impor isso a nós, baixem os impostos que compraremos celulares e outros eletrônicos aqui no Brasil.....de certeza alguém vai ganhar muito com isso, e não será nós os consumidores...

    ResponderExcluir
  6. Já tem uma solução para esse caso já!! srsrsr sempre tem..

    ResponderExcluir
  7. O Brasil cobra muitos impostos, roubam o dinheiro e prestam um péssimo serviço, vai ter ladrão assim lá na casa do cacete.

    ResponderExcluir
  8. A melhor opção é comprar sempre em grandes lojas, as quais tem um nome a zelar, não trabalhando com produtos falsificados e de má procedência... assim dando inicio ao monopólio e acabando com a livre concorrÊncia.

    ResponderExcluir
  9. Sou obrigado a rir desses revoltados de internet e de redes sociais, a única coisa que sabem fazer é meter o pau nisso ou naquilo, mas só através de postagens.

    Quero ver é esse pessoal indo para as ruas e fazer manifestação organizada para pressionar os governantes a mudar as politicas apresentadas, apenas assim é que pode surtir algum efeito, ou quem sabe um boicote a compra de por exemplo, de smartphones.

    Caso contrario, briguem, xinguem, que no máximo que vão conseguir é boas rizadas por parte deles...

    ResponderExcluir
  10. Ola eu comprei um Orange, ele vai continuar funcionando?

    ResponderExcluir
  11. Grande iniciativa esta do blog do Compras Paraguai. Parabéns aos administradores do site pelo grande conteúdo, de interesse público e do público. Penso que as compras no país vizinho sejam, na maioria das vezes, se feitas com prudência, de grande êxito, principalmente financeiro. Assinado - Lucas Maraschim Matias

    ResponderExcluir
  12. e o HTC one??? vai ser homologado pela anatel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, por hora a empresa HTC não tem representação no Brasil, sendo assim o HTC One não será homologado.

      Excluir
    2. Olá Compras Paraguai, com essa informação, significa que não é recomendável comprar um HTC one no paraguai, porque não funcionará no Brasil??

      Excluir
    3. Não exatamente, Claiton.
      A HTC não tem representativo no Brasil, mas, isso não significa que seus celulares e smartphones não funcionarão no país. Um bom exemplo disso é a marca BLU de celulares, que é representada no Brasil, mas, antes, quando tinha de ser comprado no Paraguai, já era homologado pela Anatel.

      Excluir
  13. e os celulares da genesis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns celulares da Genesis são homologados pela Anatel, como, por exemplo, o GP 353.

      Excluir
  14. Olha não sei neim o que falar sobre esse assunto, Poderiam Bloquear SIM CELULARES REPLICAS esses sim!
    Fico Abismado com isso pois os celulares Nacionais são o Dobro do preço de um internacional como as mesmas configurações.
    Eu Trabalho com isso e fico realmente Sem Palavras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e existem as réplicas tbm que tem a mesma configuração e tecnologia, só não tem a marca mas, geralmente são do mesmo fabricante. pra quem não sabe as grandes marcas: samsung, apple, motorola, lg e outras tem seus produtos fabricados na China, Coreia, Indonesia, Taiwan... enquanto essas grandes marcas, tem um custo baixo de produção e vendem seus produtos muito caros, os fabricantes que prestam o serviço pra grandes marcas a baixo custo, fabricam também os mesmos produtos, só não tem a mesma marca., por isso, são similares ou réplicas, e vendem bem mais baratos, pelo custo que deveria ser os produtos das grandes marcas! Afinal o fabricante é o mesmo, a mão de obra é a mesma!

      Excluir
  15. Boa noite!
    Tenho uma dúvida.

    Caso eu compre um celular original (Samsung, Apple) no Paraguai, ele vai funcionar em qualquer país do mundo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, provávelmente sim. Ele só não irá funcionar se o país não importar estas marcas coisa que hoje em dia é pouco provável.

      Excluir
  16. Olá, comprei um galaxy GT-S7562, original, no Paraguai, mas o perdi e a pessoa que o encontrou não quis me devolver. Como eu tinha o código IMEI das duas portas (pq é um celular com dois chips) anotado, eu tentei bloqueá-lo através da claro, mas eles não conseguiram pq a procedência do aparelho não é brasileira. Gostaria de saber como posso bloqueá-lo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. E o Htc One, recentemente lançado (Fev/2013) lá fora, poderá ser utilizado aqui?

    ResponderExcluir
  18. cause todos brasileiro tem celular do paraguai

    ResponderExcluir
  19. o c100 vai ser bloqueado?

    ResponderExcluir
  20. Este numero "IMEI" esta no aparelho ou na bateria? digamos assim o responsavel por trasmitir esse "IMEI" é o aparelho ou a bateria.. sei que a pergunta ficou meio esquesita... mas eq vi na imagem que o selo vai na bateria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O IMEI está no aparelho, apenas o selo da Anatel que vai colado na bateria de alguns aparelhos.

      Excluir
  21. Os celulares da Orange funcionarão normalmente?

    ResponderExcluir
  22. Pessoal,visitei um Site de Celulares Réplicas Perfeitas, eu acho que esta homologação só vai aumentar a pirataria, pois os fabricantes chineses dão um jeito para tudo ! vcs acham que as grandes fabricas chinesas do mercado pirata vai fechar as portas por causa disto? o Site dos melhores celulares que ja vi réplica é este :
    www.robotoolz.loja2.com.br

    ResponderExcluir
  23. Já respoderam a pergunta se vai ser bloqueado ou nâo aki mesmo nos comentarios o cara que comprou o celular galaxy no paraguai e perdeu e a operadora nao conseguiu bloquear, ou seja o aparelho é original mas o imei não consta nos arguivos da anatel tirem vcs suas proprias comclusões.

    ResponderExcluir
  24. Acredito que , se o celular for vendido no mercado nacional, mesmo comprando no Paraguai irá funcionar.

    ResponderExcluir
  25. Marcas como HTC e LENOVO nao sao vendidas no Brasil, mas são celulares originais. Seria uma absurdo se esses modelos deixarem de funcionar! Que façam a mesma coisa com as carros que não são fabricados no Brasil então... isso vai virar uma Cuba se esse partido comunista não sair do poder!

    ResponderExcluir
  26. fui vitima de roubo de um celular Lg dois chip, tem como bloquear o celular atraves IMEI, aguardo ajuda...miro - e-mail mirosantello@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  27. Ao invés de se preocuparem com celulares o governo e a anatel deveriam voltar suas atençoes para a falta de moradia e péssimo atendimento nos hospitais por falta de infraestrutura.Eu comprei um tablet no Paraguai porque é bem mais barato e não acho justo ele. parar de funcionar só porque uma meia duzia de pobres querem nos roubar ainda mais.Presidenta da Republica faça alguma coisa alem de permitir que isso aconteça porque vão perder muitos clientes,pois,não terão como pagar por um celular sofisticado no Brasil a menos que baixe os impostos. LINDA

    ResponderExcluir
  28. Os celulares da marca ORANGE funcionarão normalmente??? me responda por favoooooooooooooor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, somente irá funcionar os que tiverem cadastro na ANATEL.

      Excluir
  29. Isso é uma covardia com o povo.
    Pois pode apostar que o preço dos celulares no Brasil vão sofrer um grande aumento de preço depois que esse bloqueio for implementado.
    Cada dia mais esta difícil viver nesse pais...
    Vocês viram a questão da aposentadoria?
    Esse é o nosso Brasil.... uma bosta...

    ResponderExcluir
  30. ...O sistema decidirá se é pirata ou não e, automaticamente, bloqueará esses sinais....

    É essa parte da matéria que me dá medo no Brasil.
    Vão bloquear o aparelho sem motivo algum por eles querem e depois jogam a culpa no "sistema".

    ResponderExcluir
  31. Gostaria de adquirir o xperia z1, porem o vendido no brasil tem um diferencial q é a tv digaital, isso mudariao imei dele? ou seja se comprar no paragauai q é a versao internacional ele ainda funcionaria no brasil ou nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno.
      O IMEI é um código de numeração internacional, portanto, sim, mudaria. Provavelmente o modelo funcionaria perfeitamente no Brasil, com exceção da TV digital e do 4G, ambas funções que são determinadas por região, país e etc.

      Excluir
  32. o meu não estragou até agora

    ResponderExcluir
  33. Eu comprei um Sony z1 no studio center com nota e tudo será que vai para tbm de funcionar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tainara.
      Difícil, é quase certo de que o seu celular terá longa vida e não terá nenhum problema com isso, apesar de que, essa lei de bloqueio ainda não entrou em vigor e provavelmente não entrará tão cedo!
      Qualquer dúvida, contate-nos. Tenha um bom dia!

      Excluir
    2. Muito obrigado pela informação.tenha um bom dia!

      Excluir
  34. Eu comprei um Samsung Galaxy S4 nos Estados Unidos. Ele é original, tudo certinho. Mas é o modelo blue arctic. Aqui no Brasil não vende esses S4 coloridos, só vende o preto e o branco. No Exterior, além do preto e do branco, tem os modelos azul, vermelho e roxo. Será que terei problemas com o IMEI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline.
      O IMEI define determinadas funções relacionadas à região, país e etc, portanto, pode ser que você chegue a ter algum problema com alguma função em específico. Qualquer dúvida, entre em contato. Tenha um bom dia!

      Excluir
  35. eu tinha um xperia z e acabei de comprar um xperia z1 q nao eh homologado mas eh original. sera que vao bloquear?

    ResponderExcluir
  36. Olá, Lucas.
    É bem provável que não, pois o Z1 é um smartphone também vendido no Brasil, e, mesmo sem estar homologado, é bem difícil eles bloquearem somente um celular em especial.

    ResponderExcluir
  37. Lógico que não tem nada a ver, pode ser as porcarias pirateadas mesmo, mas os originais que se compra no paraguai vem da mesma fábrica que vendem no brasil.
    Isso é para que eles consigam vender mais aparelhos nos revendedores, outra, as torres do brasil não prestam, eu moro em Foz do Iguaçu, meu celular pega torre do paraguai que elas ficam a cerca de 10 KM de foz, e não pega da torre que está a 800 metros da minha casa, isso que moro no centro...

    ResponderExcluir
  38. oi meu celular esta sem sinal de torre já faz alguns dias e o meu chip funciona normalmente em outro aparelhos , será que foi bloqueado

    ResponderExcluir
  39. Alguém sabe se Cell eletronicos
    E navenet vendem aparelhos originais?

    ResponderExcluir
  40. Eu acho isso uma, bagunça muito louca nas melhores palavras, pois o Brasil é o pais que mais cobra impostos, um iphone 5s importado custa 1,500,00, 1.000,00 aqui no Brasil 3.000,00 2.500,00 tudo imposto entao eu acho isso mais um roubo que esta comecando a acontecer no nosso pais, pois quem quer comprar um celular melhor sera obrigado a pagar os impostos desses corrupitos.

    ResponderExcluir
  41. PESSOAL.. A MARCA GENESIS... TEME HOMOLOGAÇÃO NA ANATEL??? A MARCA É OTIMA... BATE MUITO CELULAR DA SAMSUNG... NAO É COPI DE NENHUM...

    ResponderExcluir
  42. a deveria se preocupar com tantas coisas errada com as operadora nacional ,que nã funciona como devia e não ficar com esta besteira de
    fazer bloqueio de celular do paraguaio , porque se existe aparelho do
    paraguaio é porque os nacionais são caros de mais . OK .

    ResponderExcluir
  43. meu celular da marca blu foi roubado, mas consegui os chips tem como bloquear o celular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tendo o codigo IMEI vc pode bloquear sim contatando a operadora

      Excluir
  44. olha eu acho isso uma grande palhaçada porque nao derrubamos o governo e deixa voltar a ditadura pelo menos alguma coisa vai melhorar nesse pais porque so ta piorando essa merda......

    ResponderExcluir
  45. estão errados em dizes que o imei é universal e por isso não bloquearão mesmo comprados no paraguai pois somente se o celular foi fabricado no brasil e vendido no paraguai se escapará, mas o engraçado é que mesmo os importados originais tipo iphone, samsung e até o genesis que é um faricante da turquia e os caras dizem que as pessoas não ficarão sem celular

    ResponderExcluir
  46. Acho dificil essa lei vale antes de 2016
    ja que neste ano teremos a olimpiadas no Brasil

    ResponderExcluir
  47. Afinal, qual Iphone 5s é comercializado no Brasil ou homolagado pela Anatel? Como saber o código do modelo, para a loja de CDE não me vender errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      É importante saber que existem dois modelos de iPhone 5S. Que são o A1457 e o A1533. O 1457 é o modelo homologado no Brasil. No entanto, o 1457 vendido no Paraguai já vem com homologação de operadoras de fora, e por isso não funcionará aqui. Não sabemos se o A1533 ganhará homologação, pois é o único modelo comercializado no Paraguai que funciona normalmente com chips de operadoras brasileiras. Qualquer dúvida, entre em contato.

      Excluir
  48. Estou querendo comprar um aparelho da marca Blu ainda estou na duvida em qual comprar o life pro ou o pure, mas minha duvida e o medo e de serem bloqueados, li a matéria e dizem q a blu não deve ser bloqueada alguém sabe se é possível a marca blu ser bloqueada no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      A Blu já possui revendedora no Brasil e já está trabalhando na homologação dos aparelhos. Alguns ainda não são homologados no momento, mas como foi dito na postagem, estão trabalhando para isso. Qualquer dúvida, entre em contato. Tenha um bom dia!

      Excluir
  49. Olá , eu gostaria de comprar o smartphone genesis gp505 , será que ele será bloqueado ? E se eu comprar antes do aparelho ser homologado, eu terei problemas ?
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bernadette.
      É bom fazer uma pesquisa minuciosa sobre os modelos de celulares que serão bloqueados para não investir dinheiro em um modelo que não funcione. Acesse o link da Anatel e confira se o celular possui suporte no Brasil ou não:
      http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Consulta/Homologacao/Tela.asp?SISQSmodulo=10199&

      Excluir
  50. ola compras no Paraguai gostaria de saber se o celular blu life one l 120 já esta homologado pela anatel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      No momento, é um dos modelos da Blu que ainda não estão homologados. No entanto, se você acessar o site da Anatel para verificação de modelos homologados e certificados de dispositivos da Blu. Confira:
      http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/consulta/homologacao/tela.asp?SISQSmodulo=10199
      Qualquer dúvida ,entre em contato.

      Excluir
  51. Alguém poderia me passar então nomes de lojas confiáveis no Paraguai para compra de IPhone?! Não quero correr o risco de comprar um aparelho falsificado e ser bloqueada.
    Fico aguardando por retorno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      É importante comprar em lojas de confiança e que possuem um bom nome para garantir uma aquisição original e de qualidade. Recomendamos a Cell Eletrônicos e a Mundo do Celular para compra de smartphones. Confira:
      Cell Eletrônicos:
      http://www.comprasparaguai.com.br/lojas/cell-eletronicos/
      Mundo do Celular:
      http://www.comprasparaguai.com.br/lojas/mundo-do-celular/
      Quanto ao iPhone, se você for adquirir o modelo 5S, é importante comprar o modelo A1457, que é o mesmo homologado no Brasil. Qualquer dúvida, entre em contato. Tenha um bom dia!

      Excluir
  52. Oi , comprei um galaxy s4 ,GT-i9505, ele é replica e do paraguai, , no final do ano passado, sou de brusque , sc, gostaria de saber se tem como desbloquear o IMEI dele ou até mesmo trocar...

    ResponderExcluir
  53. O LG G2 D805, se comprado na loja Mundo do Celular não apresentara problemas quanto a anatel certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anderson.
      Correto, pois o smartphone é também certificado no Brasil.
      Qualquer dúvida, entre em contato. Tenha um bom dia!

      Excluir
  54. Olá, estava querendo comprar o Sony Z1 Compact no Paraguai, que não será comercializado no Brasil, mas é vendido nos EUA e Europa. Se comprar corro risco de bloqueio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José.
      Se não possuir homologação da Anatel, é perigoso. Recomendamos que sempre pesquise no banco de dados da Anatel se o produto é certificado/homologado.
      Para saber se o produto que irá comprar possui certificação, acesse este link:
      http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Consulta/Homologacao/Tela.asp?SISQSmodulo=10199&

      Excluir
  55. Comprei um Blu Life One pelo MercadoLivre e ele ainda não foi homologado como muitos celulares novos da Blu. Corro risco de ter o meu celular bloqueado. Pois soube de que só serão bloqueados os celulares cadastrados a partir de setembro de 2014, os aparelhos que já são utilizados não serão bloqueados, isso é verdade???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      Sim, você corre o risco de ter o celular bloqueado. No entanto, não se preocupe, pois a Blu já está registrando os seus modelos nos bancos de dados da Anatel, e é bem provável que até setembro, já possua grande parte da sua linha homologada.

      Excluir
    2. Bom, o meu celular está sem receber ligações a uma semana. Esse é o tal do bloqueio?! Tenho um Blu tambem... mas, estava funcionando perfeitamente. Aguardo resposta! ;)

      Excluir
    3. Olá, Jacqueline.
      Não deveria acontecer com Blu, até por que grande partes dos modelos da Blu já são homologados no Brasil. Aliás, esse sistema só entra em vigor em setembro.

      Excluir
  56. Olá, gostaria de compra iphone 5c generico vai funcionar no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      Genérico? Não existe um modelo genérico, somente réplicas, as quais não têm as mesmas funções e nem a qualidade do modelo original, além de que não irão funcionar no Brasil a partir de setembro, quando o sistema de bloqueio passará a funcionar com vigor.

      Excluir
  57. O galaxy s5 4G que vendem no Paraguai é homologado no Brasil? Funciona normalmente e tem idioma Português?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renato.
      Sim! O aparelho funciona perfeitamente no Brasil, pois os seus modelos são também certificados pela Anatel.

      Excluir
  58. ai galera ta rolando uma petição para quem é contra esse bloqueio!! asina lá não custa nada, quanto mais pessoas melhor!

    http://www.avaaz.org/po/petition/Ministerio_Publico_Que_proibam_a_Anatel_de_bloquear_celulares_nao_homologados_pela_mesma/?cHDAOhb

    ResponderExcluir
  59. ola estou querendo comprar o galaxy s5 no paraguai e estou em duvida sobre o bloqueio regional e o g4 estava querendo o modelo g900f sera que ira funcionar normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      Sim! O aparelho funciona perfeitamente no Brasil, pois os seus modelos são também certificados pela Anatel.

      Excluir
    2. estava vendo na internet q a samsung bloqueou o celular por região América,Europa e para vc usar em outra regiao tem q primeiro falar por 5 minutos com o SIM da regiao q vc comprou o celular, no caso o modelo G-900F é um modelo europeu por isso a minha duvida, a não ser o exita uma versão internacional

      Excluir
  60. Bom dia, vocês sabem se a função 4g do Galaxy S5 funcionará normalmente no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      É provável que sim, pois os S5 estão com seus modelos homologados na Anatel, então, todas as funções do smartphone devem estar ok.

      Excluir
  61. minha filha queria um iphone 5 s do paraguai ele funciona aki?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      O modelo A1457 é funcional no Brasil. Fique atento ao comprar, pois o modelo A1533 não funciona 100% bem. Qualquer dúvida, entre em contato.

      Excluir
  62. minha amiga comprou no Paraguay um Samsung Galaxy S5 réplica sistema java. gostaria de saber se ele funcionara no brasil.

    ResponderExcluir