Blog do Compras Paraguai

Operação Ágata VII, protestos e a situação do comércio na fronteira

Como muitos estão sabendo e comentando, dia 18 de maio começou uma mega operação nas fronteiras do Brasil mobilizando cerca de 25.000 militares das Forças Armadas e os órgãos federais, estaduais e os municipais. Essa operação foi determinada pela presidente Dilma com o objetivo de garantir a segurança nacional à véspera da Copa das Confederações e da visita do Papa Francisco, que vai participar da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em julho. Além de combater o narcotráfico, o tráfico de armas e munições, crimes ambientais, o contrabando e descaminho e a imigração ilegal. A operação também presta assistência médica às comunidades carentes.


O comando da operação Ágata VII divulgou os resultados dos primeiros cinco dias de operação. Foram verificados 42.200 veículos e 2.778 embarcações. A mesma fonte revela que foram apreendidos 70 quilos de maconha, 18 quilos de cocaína, 3 quilos de pasta base de cocaína e 800 caixas de cigarros falsificados. Desde a última quarta-feira (22), as patrulhas foram estendidas para as águas do Rio Paraná, com o claro objetivo de interromper a atividade dos já “famosos” portos clandestinos instalados em ambos os lados, que se opõem pelas autoridades brasileiras. 


Michel Temer, vice-presidente do Brasil, esteve em Foz do Iguaçu semana passada acompanhado do ministro da Justiça José Eduardo Cardoso para fiscalizar a operação lá e  também comentou o fechamento da Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu a Ciudad del Este, no país vizinho, por manifestantes paraguaios, na manhã da segunda-feira dia 27 , em protesto contra a operação. Ele negou que a ação traga prejuízos ao comércio da região, rebateu dizendo que “Traz prejuízo ao contrabando”. O ministro complementou dizendo que o êxito da operação, um pouco mais de uma semana depois de seu início “é indiscutível” e que “Se você comparar a operação de junho de 2011 com a de agora, nós quadruplicamos a apreensão de drogas”. E que provavelmente essa operação Ágata e a Sentinela deverão ocorrer mais vezes em decorrência do êxito que tem tido.

Esse discurso do vice presidente não foi recebido nada bem pelos trabalhadores da região da fronteira. Afinal, ele acabou generalizando como se só houvessem pessoas que fazem contrabando e esqueceu que existe todo um comércio legal que é prejudicado nestas operações.

Segundo o ministro da defesa, Celso Amorin, a operação deve encerrar dia cinco de junho.

A situação do comércio no Paraguai

Em contrapartida, essa operação fez diminuir o movimento em Ciudad Del Este e as associações empresariais e a Câmara do Comércio estão se mobilizando junto à prefeitura da cidade paraguaia para tentar buscar uma solução para essa queda brusca no movimento junto ao presidente paraguaio, afirmando que esta queda no movimento afeta não só a fronteira mas todo o Paraguai. Foi realizada uma reunião com o objetivo de estabelecer um plano de 30 dias para reestruturar a segurança na cidade organizando o tráfego, a vida social dentro da cidade e o controle pela Polícia Municipal, fomentanto assim o comércio local.

Protestos na fronteira

As organizações dos “paseros”, pessoas que transportam frutas, legumes e alimentos do Brasil para o Paraguai, organizaram protesto na Ponte da Amizade na segunda-feira dia 27 de maio, por causa do rigor do aumento da fiscalização dos produtos estrangeiros que entram no país, desde o anúncio pelo presidente Paraguaio Frederico Franco para dar importância aos produtos nacionais e, também, para pedir aumento da cota de isenção de imposto das hortaliças de U$150,00 para U$1.000,00. Eles bloquearam o trânsito e liberavam a cada dez minutos, mas isso fez com que se formasse quilômetros de filas de congestionamentos em ambos os lados da Ponte, porque os brasileiros também resolveram protestar. No outro lado da ponte, o brasileiro, mototaxistas e taxistas protestaram pelo rigor das operações nas fronteiras, o que fez com que diminuísse o movimento de turistas e prejudicasse o comércio em Foz do Iguaçu.





fontes:

defesa do Brasil

ultimahora

não perca nenhum conteúdo

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações!

  • Anônimo

    ALEM DESSA OPERAÇÃO QUE TA TOMANDO TUDO DAS PESSOAS AINDA TEM OS LADROES QUE ASSALTAM OS ONIBUS DE EXCURSÃO….

  • Anônimo
  • Anônimo

    E ESSE CABRA MICHEL TEMER DONO E SOCIO DE MUITOS COMERCIOS..ESTA COLOCANDO DINHEIRO PUBLICO NESSA OPERAÇÃO MUITOS MILHOES..DEPOIS QUE ENTROU NÃO ADIANTA..MAIS TEM QUE FECHAR A PORTA DE ENTRADA..QUE SÃO AS GRANDES EXTENSOES DE FRONTEIRA..DINHEIRO JOGADO FORA…VAI PAGAR MELHOR OS PROFESSORES TENDO MELHOR EDUCAÇÃO SAIMOS DA MÃO DE CORRUPTOS..FORA PT..SAUDADES DO ENÉAS…PRONAAAA

  • Anônimo

    De fato o Governo cresceu os olhos nos R$16Bilhoes Movimentados nas Fronteiras.

  • Unknown

    Na verdade são ladrões roubando meros trombadinhas que tentam ganhar a vida em contraversão penal

  • Azsul Receptores Azbox
  • Anônimo

    ate quando vai durar essa operaçao?

    • Anônimo

      Preguiça de ler eim? Volte e leia… tem a resposta no texto.

  • Luiz

    Operações desse tipo deveriam ser constantes. Quem traz as mercadorias legalmente não tem nada a temer, pois não acontecerá nada.

    • Anônimo

      paga imposto la de 50% então otario!

    • Unknown

      Por isso que o pais é uma bosta,pagamos por ouro e levamos latão seu idiota.

    • Anônimo

      Seu merda!!!! Brasil o País dos Impostos!

  • ita

    desviar imposto do governo é considerado o pior crime no brasil… pt… fdp

  • Anônimo

    A ALTA NO DOLLAR NO PARAGUAI SE DEVE A ESTA OPERACÃO?

    • Anônimo

      não

  • gizelly garcia

    galera isso tudo me diz onde fica o ser humano….pq eu vou contar aqui minha casa ja foi roubada 4 vezes e a policia nem se quer conseguiu descobrir eu fui atras e descobri todos que estavão envolvidos provei a policia e denunciei todos eles, sabem o que aconteceu apenas responderam um processo, agora essas pessoas ai gente não estão roubando pra serem tomadas tudo o que tem, a policia nem conseguiu recuperar as minhas coisas que os bandidos roubaram….isso realmente é uma pouca vergonha a pessoa perder sendo que os bandidos tem tanta chance no mundo fico indignada com tamanho de roubo que os policias fazem com pessoas que não são bandidos agora pergunto onde fica a justiça desse nosso brasilpq essas mercadorias um pouco eles pegam pra eles e eu ja vi na televisao que eles destroem o restante ….e quando prendem os carros então eu falo aqui o carro paga todos os imposto caro que o governo manda e depois eles ainda prendem olha o brasil so rebaixa cada vez maisbrasil onde esta a justiça lei ta sendo 0pouca vergonha ….policiais roubando inocentes ….

  • Anônimo

    Se o governo colocasse um imposto justo,com certeza ninguém trabalharia na ilegalidade,mas cobrar 50% de impostos é pura sacanagem onde só o governo lucra.
    bando d fdp esses nossos governantes q só olham o próprio
    umbigo

  • Anônimo

    Dexa nos trabalhar, Cambada de ladrões

  • jose alberto dantas

    TUDO BEM QUE COMBATAM OS TRAFICANTES DE DROGAS, NÃO AS DEIXE ENTRAR NO PAÍS, MAS FICAM TOMANDO PRODUTOS BARATOS QUE SÃO O GANHA PÃO DAS PESSOAS, É PURA SAFADEZA, PORQUE NÃO TOMAM O QUE É ROUBADO TODOS OS DIAS PELOS POLITICOS?VEJAM O PRESIDENTE DO CONGRESSO RENAN CALHORDA, O MAIOR LADRÃO DO PAÍS, JUNTO COM A FAMILIA SARNEY, FAMILIA LULA,MALUF, ETC. ETC., FALTA ESPAÇO PARA ENUMERÁ-LOS…

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE