Blog do Compras Paraguai

Sistema para bloqueio de aparelhos “piratas” permanece inativo

Em meados do ano passado, a Anatel juntamente com auxílio das operadores de telefonia móvel, anunciaram que colocariam em prática um plano para combate contra a rede de celulares piratas no país, o SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos). A ideia inicial do plano seria coletar o IMEI de todos os celulares ativos no país (iniciado em março), e então impedir que aparelhos não homologados fossem ativados. Após isso, o sistema apresentava uma ideia controversa, que iria desativar os “xing-ling” já em funcionamento na rede. O motivo de implantar tal medida seriam os ruídos que os aparelhos piratas impõe sobre a rede, que estariam causando muitas adversidades técnicas. O plano foi programado para entrar em vigor a partir de setembro, mas até o momento, continua congelado.
A Anatel fez um pronunciamento a respeito do sistema, dizendo que no momento, o sistema ainda está levantando informações e estatísticas, mas que “não há definição quanto ao prazo para implementação das medidas”.
Com a polêmica gerada sobre o assunto, muitas pessoas que importaram seus celulares estão em dúvida se estes estariam ameaçados por não serem de procedência nacional. Marcas como OnePlus, Oppo e Xiaomi, possivelmente estariam ameaçadas. Tudo o que a Anatel disse a respeito do caso foi que realizaria uma campanha de conscientização massiva a partir do momento em que o sistema fosse ligado. Pelos relatos do pessoal que compra celulares no Paraguai, até agora não houve nenhum transtorno quanto a isto. Marcas vendidas no exterior que são também comercializadas no Brasil não serão afetadas por este bloqueio. Celulares da Apple, Samsung e Blue vendidos no Paraguai já possuem homologação da Anatel.
Alguns modelos de iPhone importados, podem ser bloqueados, já que funcionam de acordo com a legislação das redes de cada país
A Andicom (Associação Nacional de Defesa e Informação do Consumidor) aciona a Anatel há anos para que os aparelhos listados no Cemi (Cadastro de Estações Móveis Impedidas) sejam bloqueados. A Andicom, em tese, cuidaria do SIGA, e deseja que o Cemi seja obrigatório para que todos os aparelhos perdidos ou roubados sejam de fato bloqueados. No entanto, as solicitações da empresa para que o Cemi vigore tem sido negadas pela justiça.
Pelo que se sabe, a Anatel mantém o sistema congelado, e sem prazo para que comece a vigorar
Até agora, o destino dos aparelhos “piratas” ainda é incerto, se é que a Anatel realmente vai por tal proposta em prática ou não. Sabe-se que, pra quem tem e utiliza um aparelho irregular ao sistema da empresa, a notícia é boa, pois além de prolongar a vida útil do dispositivo, existe uma pequena probabilidade de que tal plano seja guardado nos armários por um longo tempo, e não surpreenderia se a empresa não fosse capaz de implantá-lo, afinal de contas.
Os celulares vendidos no Paraguai, em sua maioria, são homologados pela Anatel e funcionam perfeitamente nas redes brasileiras (com exceção da tecnologia 4G, que funciona muito mal no Brasil devido à frequência de utilização implantada no país, que apresenta péssimos resultados – embora a 3G ainda esteja funcionando regularmente bem), mas sempre recomendamos que, antes de investir seu dinheiro em um smartphone, pesquise a respeito da marca e modelo deste, para saber se o aparelho estará dentro das normas que o SIGA impõe, caso, algum dia, o sistema passe a funcionar.

não perca nenhum conteúdo

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações!

  • Anônimo

    Olá alguém já foi a Encarnacion-Py?? Gostaria de saber se é bom de comprar cosméticos lá e onde encontro produtos da M.A.C?ah e é vdd que Encarnacion é uma Ciudade del Este mais calma mas q tem os mesmos produtos?Obrigada

    • Anônimo

      Olá, amigo.Ciudad Del Este é o terceiro maior polo de compras do mundo, portanto, continua sendo mais barato comprar em CDE. Confira as lojas em nosso site para encontrar perfumes e cosméticos. Recomendamos a loja Elegância:}http://www.comprasparaguai.com.br/lojas/elegancia/

    • Anônimo

      OI, gostaria de saber se vai ter o asus zenfone no paraguai?:

  • Anônimo

    Quando o Brasil tiver essa tecnologia, eu acredito. País de terceiro mundo, ao inves de cuidar dos politicos corruptos e aumento de impostos, caso Petrobras e tudo mais, vem encher o saco do povo que compra aparelhos no paraguai ou outro pais. TEM QUE COMPRAR FORA DO PAIS MESMO, E SONEGAR IMPOSTO MESMO, TUDO PRA PQP, ESSES POLITICOS

    • Anônimo

      Realmente nosso país nunca facilitou as coisas para a população, e por isso tantas pessoas buscam comprar no exterior para maior economia.

  • Sevda Dere

    voce pode comprar celulares replicas replika telefonlar

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE