Blog do Compras Paraguai

A ascensão da economia paraguaia

Há um tempo, uma das primeiras imagens que os brasileiros tinham sobre o Paraguai era de um país pobre e sem leis. Isto acontecia porque na época do “boom” comercial de Ciudad del Este, alguns comerciantes de má índole se aproveitaram do forte movimento de turistas na região para ganhar dinheiro fácil. Com isto a fama de “sem lei” foi se espalhando através do boca-boca e criando uma imagem negativa de um país inteiro. Mas com o passar dos anos, este cenário vem mudando drasticamente…

Sem título

Além do Paraguai possuir grandes lojas, na qual comercializam produtos de qualidade e com garantia, o mercado do país vizinho está em ascensão. Um estudo realizado pelo CADEP (Centro de Análise e Difusão da Energia Paraguaia) apontou que 40% dos produtos importados pelo Paraguai são destinados à reexportação nas cidades de fronteira com o Brasil, fator este que gera ao Paraguai uma certa dependência na economia brasileira. Porém não é só o Brasil que movimenta a economia paraguaia: em 2013, o Paraguai teve o terceiro maior crescimento econômico do mundo: 14,1%, enquanto o Brasil cresceu apenas 2,2%.

O crescimento do Paraguai superior ao Brasil está ligado a vários fatores. Um deles é a diversificação nas exportações, que aos poucos irá acabar com a dependência na economia brasileira. Outro fator é a legislação simples, que também pode ser dita como pouco burocrática, que o Paraguai possui em relação ao Brasil, favorecendo e incentivando empresas estrangeiras a se instalarem no país (conheça mais sobre a Lei Maquila no Paraguai clicando aqui).

Atualmente, o Paraguai é o sétimo maior exportador de carne e o quarto maior exportador de soja do mundo, além de já exportar produtos com valor agregado como azeites, para diferentes mercados, diz o economista Fernando Masi, funcionário do CADEP.

Sem título

Além de buscar um aumento na sua diversificação de produtos exportados, o Paraguai também foi em busca de vários países interessados nesses produtos. “Mesmo integrado ao Mercosul, o Paraguai fez a sua parte buscando outros mercados e hoje enviamos soja, carne e produtos industrializados como plásticos, para a Rússia, o Oriente Médio e a Ásia”, comenta o ministro da Fazenda do Paraguai.

Em 2015, grandes empreendimentos como a construção dos hotéis Hilton e Hard Rock foram confirmadas em Ciudad del Este, provando a confiança de empresas internacionais no futuro do Paraguai. Você pode ler mais sobre a instalação desses hotéis acessando os links: Hotel Hilton e Hard Rock Hotel Cassino.

Todos esses indícios de um novo cenário econômico no Paraguai, com certeza ajudarão o país na luta contra a pobreza, que segundo dados da ONU, em 2011, 49% da população vivia em situação de pobreza. Chegaram os dias em que o Paraguai se torna um destino de imigrantes que buscam um lugar próspero para chamarem de “meu país”.

Fonte: www.bbc.com

não perca nenhum conteúdo

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações!

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE