As lojas aceitam pagamento das compras no Paraguai em real, dólar, guarani e em cartão de crédito. Por isso, muitas pessoas têm nos questionado qual a melhor maneira de efetuar o pagamento das compras no Paraguai? Pois bem, o post de hoje vai esclarecer essa dúvida.
Comprar em real é a forma mais prática mas não a mais vantajosa, já que os preços dos produtos lá normalmente são em dólares. Para converter para reais as lojas usam uma cotação que sempre é superior ao da cotação nas casas de câmbio. Ou seja, você sai perdendo um pouco de dinheiro nessa conversão. Como os preços são em dólares, efetuar o pagamento nessa moeda é a melhor maneira de não sair perdendo dinheiro.
Nossa DICA: vá para o Paraguai com reais e faça a conversão em uma loja de câmbio dentro do próprio Paraguai, porque lá não incide imposto e você vai conseguir pegar um pouco mais do valor em dólares. Faça suas compras e o que sobrar você volta na loja de câmbio e troca por reais, pelo mesmo motivo dos impostos. O pessoal da nossa equipe utiliza sempre a Mundial Cambios para realizar a conversão dos reais quando vai às compras. No site temos os endereços deles: http://www.comprasparaguai.com.br/lojas/mundial-cambios/
Além do fator imposto, tem outro motivo que faz a conversão dentro do Paraguai valer a pena. As lojas no Paraguai não aceitam notas de 100 dólares das séries CB e D. Caso você troque em uma casa de câmbio brasileira, é possível que receba estas notas. O motivo é que há muitos casos de notas falsas destas séries no Paraguai, por isso elas não são mais aceitas no mercado.
Foto do caixa da loja Elegância |
Pagamento das compras no Paraguai com cartão de crédito
Quanto às compras com cartão de crédito, definitivamente não é a forma mais indicada. As lojas normalmente cobram um valor por volta de 8% sobre sua compra e tem os 6,38% de IOF cobrados pelo governo brasileiro. Por outro lado, a cotação que a operadora de cartão de crédito usa é do dólar comercial, que é alguns centavos mais baixa que a cotação praticada no Paraguai, mas mesmo assim ainda fica um pouco mais caro. Além disso, o seu cartão tem que ser internacional e a fatura é fechada em guaranis. Sendo assim, é importante ficar de olho na cotação do guaranis com relação a dólares que a loja faz.
Como no Paraguai os produtos são em torno de 30% a 50% mais barato que no Brasil, se o seu dinheiro terminou e você realmente precisa comprar o produto, mesmo pagando esta porcentagem extra do uso do cartão sua compra custará menos que no Brasil e valerá a pena o investimento. Muitas pessoas compram desta forma também por motivo de segurança, já que daí não precisam carregar o valor em dinheiro vivo. FIQUE ALERTA: não deixe que tirem seu cartão de sua vista para evitar possíveis fraudes.
Esperamos ter tirado suas dúvidas. Continuem enviando perguntas.
Boas compras a todos!