Blog do Compras Paraguai

Lei dos Sacoleiros possui pequeno número de lojas cadastradas no Paraguai

A RTU, também conhecida como “Lei dos Sacoleiros”, é um regime que permite importar de forma legalizada produtos do Paraguai em quantidades maiores do que a cota normal mensal de US$300,00. Ainda mais nesta época, em que o Brasil receberá a Copa da Fifa de 2014, onde a fiscalização aumenta nas fronteiras e consequentemente, a busca pela compra legalizada aumenta também, assim evitando a fiscalização e passando por um método fiscal mais direto. Mas desde que foi foi feita a sua aplicação efetiva, as coisas não funcionam exatamente como deveriam no lado de lá da fronteira.
No Brasil, são 938 as empresas cadastradas no Regime de Tributação Unificada, e o interesse dos microempresários em trabalhar com importação continua crescendo. No entanto, em Ciudad del Este, o número de comércios que trabalham também sob as normas da RTU continua invariável, e somam num total em 37 lojas.
Para entender melhor o que é a RTU e como esta lei funciona, acesse esta postagem em nosso blog:

No dia 8 de fevereiro deste ano, completaram-se 2 anos desde que a lei foi sancionada, e continua sem gerar o efeito que todos esperavam. Apresentada como um método de formalizar os compradores brasileiros, também conhecido como “sacoleiros”, não conseguiu alcançar a comoção que buscava. Porém, consertando as falhas e erros que o sistema possui, a RTU pode se tornar mais válida para uma gama maior de empresários, sejam estes no Paraguai ou no Brasil..
A Subsecretaria de Tributação (SET) realizou uma coleta de dados sobre o sistema de faturação, a forma de envio e também sobre o software que foi desenvolvido especialmente para tal. A falta de informação era considerada um dos principais problemas relacionados ao pequeno alcance do regime, mas este não é o inconveniente.
Movimento na Ponte Internacional da Amizade
Os empresários de CDE afirmam que enquanto não for atualizada a lista de produtos liberados pela RTU, a situação continuará a mesma, pois o atraso na atualização desta juntamente com o rápido avanço da tecnologia e dos novos produtos faz com que esse regime não se torne atrativo.
“A lei não tem tido êxito, não por que não funcione bem, só que o segredo para que o RTU seja válido é que a lista de produtos seja atualizada constantemente, acompanhando o desenvolvimento tecnológico, mudando a estrutura e a configuração dos equipamentos, estes associados cada um com sua a sua parte tarifaria”, afirmou Juan Santamaria, presidente do Grupo de Trabalho Empresarial. Também é importante destacar que durante a elaboração da lista vigente, não houve participação do governo e nem se quer de empresários da fronteira, fazendo da ausência de comunicação entre o SET e as autoridades brasileiras um impasse a mais.
Solucionar o problema da RTU ajudará as lojas e os empresários da fronteira a crescerem mais

Resumidamente, a questão não é que os empresários de Ciudad del Este não estejam interessados na RTU, mas sim que não vêem vantagem na lista de produtos que o regime disponibiliza, e o que se pode fazer é através da SET e dos empresários da fronteira, insistir na atualização constante dos produtos.Pra quem quiser conferir, segue a lista de lojas do Paraguai cadastradas na RTU:http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/Aduana/RTU/LojasParaguaiRTU2014.xls

não perca nenhum conteúdo

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações!

Em:
  • Anônimo

    gracia pola informazao

  • karolayne

    POSSO TRAZER SUPLEMENTOS COM O CNPJ DAMINHA EMPRESA QUE JÁ É DE SUPLEMENTOS

    • Anônimo

      Olá, Karolayne.Basta verificar se os produtos que você irá trazer são certificados pela Anvisa. Caso não sejam, serão apreendidos. De resto, com tudo dentro dos conformes, não há problema nenhum. Basta cadastrar sua empresa na RTU. Qualquer dúvida, entre em contato!

  • Jose Antonio Vilheto

    Bom domingo á todos. alquem saberia informar sobre como faço para comprar uma protese joelho computadorizado da Ottobock através do paraguai e se sairia mais em conta esta negociação. Sou amputado da perna esquerda e estou olhando um joelho policentrico ou um melhor para comprar . Agradeço as informação . Meu email joseantoniobatavo@yahoo.com.br

  • Rafael Carneiro Gomes

    Olá, estou indo para o Paraguai comprar suplementos mais ouvi dizer que tem que registrar os suplementos, ou seja, pagar imposto por mais que esteja dentro do limite dos $300, isso procede?

    • Anônimo

      Olá, Rafael.Na verdade, você ter que ficar atento aos produtos que a Anvisa não permite a importação, que são o caso de algumas suplementações. Quanto aos impostos, somente acima da cota de US$ 300. Qualquer dúvida, entre em contato.

  • Marcio Sinistro

    Da pra importar suplementos, perfumes e cosméticos usando RTU? Mesmo autorizado pela Anvisa não fica retido para análise da mesma?

  • Carlos Monturil

    Se eu pagar a taxa de 50% no total das minhas compras, poderei trazer quantos quiser? ou mesmo assim tenho que trazer apenas uma unidade de cada produto?, pois mesmo com o dólar alto e mais os 50%, os produtos que eu quero revender saem muito abaixo do valor cobrado em minha cidade.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE