Quem gosta de fazer compras no Paraguai sabe que existem alguns cuidados básicos a serem tomados quando se atravessa para o outro lado da fronteira, não é mesmo?
Se você já foi a Ciudad del Este no Paraguai, certamente ouviu a famosa frase: “Que procura, amigo?” ou “Que procura, patron?”
Os “guias” de rua do Paraguai, também chamados de “piranhas”, são aquelas pessoas que ficam abordando os turistas tentando levá-los até uma loja (que geralmente não são tão de confiança assim) e/ou tentando vender desde pares de meias, pen-drives, camisinha musical (e tudo mais que você possa imaginar).
Não dá para generalizar, mas alguns podem levar, ou induzir você a fazer uma compra sem segurança, podendo te levar a uma verdadeira roubada. Recebemos sempre reclamações com alguns dos problemas listados abaixo.
Para ficar claro: existem as lojas sérias, com renome e que estão a mais tempo no mercado que atendem com qualidade. E outras (em número muito menor) que precisam fisgar o turista incauto com panfletos e pessoas indicando na rua, pois de outra forma dificilmente as pessoas entrariam na loja. As lojas maiores, na sua grande maioria, não usam e nem precisam deste tipo de tática.
Nesse post, vamos falar sobre os riscos de aceitar ajuda na rua e comprar em lojas não confiáveis no Paraguai (que diminuíram, mas infelizmente ainda existem).
Saiba os riscos de comprar em lojas não confiáveis no Paraguai
Estes são os problemas mais comuns que as pessoas tem ao comprar em lojas não confiáveis:
Em lojas de qualidade/maiores existem alguns destes problemas também (basicamente o produto com defeito).
A diferença é que se consegue resolver mais facilmente se precisar trocar o produto, sem falar que lojas confiáveis não tentam te enganar de propósito (afinal, tem um nome a zelar).
Esta é a principal diferença entre uma loja de confiança pra uma loja que trabalha de má fé: a primeira quer ter sempre o cliente satisfeito, enquanto a segunda quer apenas fazer a venda.
CUIDADO!
Pelo fato das lojas não confiáveis estarem interessadas apenas em vender, muitas vezes elas MENTEM sobre as especificações do produto, só para você comprar.
Mas ao usar, você percebe que foi enganado: comprou um produto e levou outro.
🙁
Entenda o que acontece ao aceitar ajuda dos “guias” indo até a loja que ele indicar
- Alguém te aborda perguntando o que está buscando;
- O homem leva você até uma loja (quase sempre de pequeno porte e que vende eletrônicos em geral). Estas lojas seguem o mesmo padrão;
- Esta loja pode ter o nome e/ou logo parecido com alguma loja ou site conhecido, como por exemplo Cell, Elegância, Compras Paraguai, Mercado Livre, ou mesmo ter o nome de uma marca famosa como Sony, Apple, etc. Até mesmo uma mistura de alguns destes nomes/logos é comum.
- A pessoa apresenta o vendedor da loja e fala o que você procura afirmando que naquela loja “tem o melhor preço do Paraguai” ou que “está no lugar certo”;
- O modo como passam os preços e mostram os produtos é confuso e podem usar de diversas estratégias para te vender, diferente de uma loja de renome. Os vendedores tendem a pressionar e forçar a venda, podendo abaixar muito o preço e ter ou não de repente o produto em estoque. Também costumam oferecer produtos similares;
- Se a loja usa o nome parecido com algum de renome, se passam por esta loja/site/marca na cara dura falando que são a própria loja ou site ou representantes oficiais da marca;
- Os vendedores agem muito de acordo com o grau de “inocência” ou desconhecimento da pessoa.
- O “guia” que te levou te espera, ansiosamente, para ver se você irá realizar a compra;
- Se você efetivar a compra, o “guia” normalmente recebe uma comissão da loja por ter levado você até lá;
- Normalmente estas lojas não tem balcão de testes como as lojas maiores. Muitas vezes ao comprar e se der problema agem sem se importar muito com o cliente e não querem resolver;
- Em alguns casos, se não comprar nada, os “guias” de rua do Paraguai também pedem algum dinheiro de você pelo “favor de ter te levado até um lugar com o melhor preço”;
- O desfecho ao realizar a compra nestas lojas é totalmente incerto. Pode ser que dê tudo certo ou tenha algum dos problemas listados no infográfico acima, de acordo com vários fatores, dentre eles o grau de honestidade da loja.
- Pode até ser que o vendedor que te atenda possua uma camiseta escrita Compras Paraguai. Mas fique esperto, pois isto acontece tanto com lojas sérias e de confiança como com lojas de má índole.
DEFINITIVAMENTE NÃO RECOMENDAMOS SE AVENTURAR TÃO INCERTAMENTE DESTA FORMA AO COMPRAR NO PARAGUAI! NOSSA SUGESTÃO É COMPRAR APENAS NAS LOJAS MAIORES E/OU DE RENOME.
Procurando ajuda se tiver problemas com alguma loja
De tantos problemas que existem com algumas lojas, alguns shoppings e galerias estão alertando as pessoas a procurarem a administração do local.
A Galeria Jebai, em Ciudad del Este até colocou cartazes incentivando as pessoas que tiveram problema em alguma loja de lá a procurar a administração da galeria. Basta falar com algum segurança que ele leva até lá, ou ligar neste número abaixo.
O Shopping Afonso também colocou cartazes parecidos:
Nossa sugestão é sempre procurar o Shopping ou Galeria de onde a loja se encontra. Se não possuir, procurar a Polícia Turística. Também nos relate o ocorrido para tentarmos ajudar e alertar outras pessoas.
Dicas finais para comprar com segurança no Paraguai
- Pesquise as lojas de confiança no site do Compras Paraguai;
- Faça uma lista de compras;
- Saiba os valores estimados dos produtos que deseja comprar;
- Evite pedir ou aceitar ajuda na rua;
- Quando estes “guias” de rua do Paraguai abordarem você, APENAS AGRADEÇA e siga em frente.
Já aconteceu com você (ou com alguém que você conhece) ser induzido à uma compra indesejada por “guias” de rua do Paraguai ?
Conte pra gente sua experiência de compras nas lojas do Paraguai. 🙂
Torcemos e trabalhamos por termos cada vez mais um comércio no Paraguai justo, de qualidade e com ótimo atendimento. 😉