A palavra é simplicidade e ir direto ao que interesse à maioria hoje em dia: internet. O Chromebook é um notebook desenvolvido pelo Google que une o baixo preço e componentes mais simples de um tablet com as funcionalidades de um notebook. Ele utiliza uma versão mais enxuta e otimizada do sistema operacional Linux chamado Chrome OS e não vem com um HD. O intuito é ser usado para as tarefas do dia-a-dia na internet, vindo basicamente com o navegador Chrome e utilizando serviços em nuvem do Google. Serve muito bem para quem utiliza o computador para redes socias, internet, ver videos no Youtube, e-mail e edição de documentos, ou como um segundo notebook.
Configurações e marcas
As configurações dos Chromebooks variam dentre alguns modelos de fabricantes como Acer, HP, Samsung e Toshiba. Pode ser encontrado com versões de 2GB e 4GB de memória RAM e com ou sem 3G. Existem modelos com telas de 11” até 14”. Ele se mostra mais rápido e responsivo do que ultrabooks convencionais com configurações e preços superiores.
Design do Chromebook da HP, encontrado nas lojas no Paraguai
Entendendo melhor as diferenças com relação aos notebooks tradicionais
Reunimos algumas perguntas básicas que detalham suas vantagens e limitações:
– Posso baixar arquivos nele? Como funciona o armazenamento?
Sim, a maioria dos Chromebooks vem com 16GB de armazenamento SSD (disco de estado sólido). Mas o intuito é que o usuário crie e guarde seus documentos na internet, principalmente no Google Drive.
– Ele permite a instalação de aplicativos?
Sim, existem vários aplicativos que podem ser instalados através da Chrome Store, como aplicativos para edição de imagem e jogos. Ele já vem instalado com aplicativos para ouvir músicas e abrir imagens, por exemplo. Para criar arquivos de texto e planilhas, já vem com atalhos para o Google Docs e Google Planilhas.
– Posso formatar e instalar o Windows nele?
Não, ele foi desenvolvido para ser utilizado com um sistema operacional customizado e seu hardware especial não permite a instalação do Windows.
– Consigo usá-lo offline?
Alguns aplicativos sim, outros não. O Google Docs por exemplo permite que se crie e edite os documentos e quando voltar a ter uma conexão disponível ele automaticamente sincroniza com o servidor. O mesmo vale para o Gmail.
– É possível conectar dispositivos externos externos nele?
Há suporte para muitos dispositivos USB como câmeras, mouses, teclados externos e pen drives, utilizando um recurso semelhante ao plug-and-play em outros sistemas operacionais. Apenas impressoras necessitam de outro computador conectado à elas para imprimirem, através do serviço de impressão na nuvem do Google.
– Por que eles são mais baratos do que notebooks tradicionais?
O Chromebook utiliza um sistema operacional gratuito e seus componentes correspondem aos dos notebooks de entrada de linha, sendo que também não possui nem HD nem drive de DVD.
Vantagens do Chromebook
- Ótimo custo x benefício.
- Como a maioria dos dados não ficam armazenados no computador, em caso de perda ou roubo são facilmente recuperáveis.
- Preço: podendo ser adquiridos por volta de US$300, são uma ótima opção para serem comprados no Paraguai sem pagar imposto.
- Acabamento e design que lembram os de notebooks mais caros.
- Bateria de longa duração, por volta de 8 horas, com alguns chegando a quase 10 horas de utilização.
- Praticamente imune a vírus e lentidão do sistema que acontecem no Windows com o tempo.
- Sistema operacional simples, gratuito e com atualizações automáticas.
- Rapidez no carregamento das páginas e para iniciar o computador, praticamente instantâneo.
- Leve e prático para ser transportado.
- Touchpad e teclado similares aos dos Macbooks, com funções multitoque, boa área de contato e que funcionam muito bem.
- Muitos modelos contam com 3G/4G embutido, que ainda não funcionam no Brasil mas no futuro prometem uma grande facilidade de conexão pela internet por aqui também.
- O Google oferece um plano 100GB de armazenamento online gratuito por 2 anos para os compradores do Chromebook.
Desvantagens do Chromebook
- Não possui drive de DVD.
- Não permite a instalação de programas e jogos do Windows.
- Necessita de acesso à internet para a maioria das funcionalidades.
- Espaço de armazenamento limitado, devendo ser feito através do Google Drive.
Chromebook nos EUA
A Amazon, maior rede varejista online dos EUA reúne vários Chromebooks dentre os mais vendidos:
Chromebook no Brasil
No Brasil, até o momento da publicação deste post, existia apenas um modelo de Chromebook à venda no Brasil, da Samsung de 11,6”:
Chromebook no Paraguai
No Paraguai, devido ao desconhecimento da maioria dos consumidores e certo receio de utilizar um sistema que não seja o Windows, existem poucos modelos para venda. Mas este é um cenário que tende a mudar em breve, já que cada vez mais as pessoas estão utilizando dispositivos sem Windows, principalmente iOS e Android. Confira os modelos disponíveis:
E você, já usou o Chromebook? O que achou?
Comentários