Ontem (09/06/2014), as Cataratas do Iguaçu bateram o recorde de maior vazão, chegando a 40 mil m³ de litros por segundo (aproximadamente 46 milhões de litros por minuto), sendo que, normalmente, a vazão de água é de 1.5 mil m³. O maior número registrado anteriormente, foi em 1983, com 35 milhões de litros por minuto. O evento é épico, e a força da água foi tão estrondosa que acabou encobrindo a passarela e fez com que a própria Itaipu tomasse medidas para suavizar a situação.
A vazão se deu pelo grande acúmulo de água após fortes chuvas na sexta-feira e durante o final de semana, no Paraná, onde os níveis registraram 200mm de chuva, chegando a 420mm em algumas cidades em 72 horas, onde em alguns locais, foi decretado estado de emergência, devido aos danos provocados pelas chuvas, que já lesionaram cerca de 55 mil pessoas. Com o represamento das águas no Rio Iguaçu, ocorrem inundações em Foz do Iguaçu e também em Ciudad Del Este, no Paraguai.
Passarela praticamente encoberta numa das quedas
A Usina da Itaipu também está dando um espetáculo. Duas calhas do vertedouro foram abertas, sendo estas a central e a esquerda, desaguando cerca de 8 mil m³/s. A última vez que foram abertas duas calhas do vertedouro, foi em junho do ano passado, que chegou a despejar cerca de 14.135 mil m³/s. O monitoramento dos rios Iguaçu e Paraná é constante.
Vertedouro da Usina de Itaipu
Uma bela representação da força da natureza, que enquanto cria um grande espetáculo natural, ao mesmo tempo causa uma grande erosão na camada terrestre, fazendo com que desastres se reproduzam, colocando a vida em risco. Veja mais fotos do ocorrido:
Fonte: http://goo.gl/HJ8uAM