Blog do Compras Paraguai

Cuidados básicos de “primeira viagem” ao Paraguai

O celular resolve travar na hora que a gente mais precisa. Do perfume predileto só restam algumas gotas. O computador está ultrapassado e o calor intenso te faz sonhar com um aparelho de ar condicionado…

Seja qual for o motivo, sempre que a gente pensa em comprar eletrônicos, perfumes importados ou até mesmo fazer o enxoval do bebê, acaba pensando em fazer uma visitinha ao Paraguai.

Mas, para quem nunca atravessou a fronteira, como fazer para não cair em armadilhas?

Leia o post e fique por dentro dos cuidados básicos de “primeira viagem” para quem vai às compras no Paraguai.

 

Com tantas lojas e ofertas, como escolher a melhor para comprar o que eu quero?

O primeiro passo é fazer sua lista de compras.

Os produtos, preços e melhores lojas para encontrar cada um deles é a parte mais fácil, já que o site Compras Paraguai traz tudo especificado, com jeito fácil e dinâmico de pesquisar. Além disso, as lojas com produtos anunciados no Compras Paraguai são seguras e confiáveis.

O segundo passo é decidir qual será o seu destino.

Você pode optar pela tranquilidade de Salto del Guairá e Pedro Juan Caballero ou pelo maior número de opções e possibilidades que Ciudad del Este te oferece.

Vale ressaltar que os preços dos dois primeiros destinos, as vezes, são um pouco mais altos que os dos mesmos produtos encontrados em Ciudad del Este.

Mas, como Ciudad del Este costuma ser mais movimentado, as filas para entrar e sair de Salto del Guairá e Pedro Juan Caballero normalmente são bem menores e muitas vezes é possível estacionar o carro na rua, em frente a loja desejada, já que guardas de trânsito fazem a segurança.

home site

Fique atento: Horário de funcionamento do comércio do Paraguai é diferente do Brasil!

Decidido o destino, é muito importante ficar atento ao horário de funcionamento das lojas e não esquecer que o Paraguai não adota o horário de verão, por isso, dependendo da época do ano, o fuso horário com o Brasil é de uma hora a menos.

Vale a pena também pesquisar se a data escolhida pra ir às compras não é feriado no país vizinho.

Não esqueça que apesar da proximidade, as festividades nacionais mudam ao atravessar a ponte.

Para te ajudar nisso, o Compras Paraguai fez uma colinha pra você!

  • Em Ciudad del Este o comércio funciona de segunda a sábado, das 7h às 16h (horário brasileiro*). Aos domingos apenas 10% do comércio funciona, das 8h às 12h. Lojas como a Cellshop, Casa Americana, Shopping China, Monalisa apenas abrem aos domingos.
  • Em Salto del Guairá as maiores lojas funcionam normalmente das 7h30 às 17h de segunda a sábado. Aos domingos o comércio fecha às 13h.
  • Em Pedro Juan Caballero segue o mesmo horário: as maiores lojas funcionam normalmente das 7h30 às 17h de segunda a sábado. Aos domingos o comércio fecha às 13h.

 

Lista de Desejos Pronta!

Antes de passarmos para o terceiro passo e garantirmos que a sua ida ao Paraguai seja fantástica, vale ressaltar mais uma facilidade do site Compras Paraguai. Se você optou em ir a Ciudad del Este, aproveita que você já está com o site aberto e procure o ícone ‘Lista de Desejos’.

Nesta ferramenta é possível encontrar as melhores lojas com os produtos dos seus sonhos e ainda imprimir ou deixar tudo salvo no celular, pra não ter erro e não entrar numa enrascada.

 

 

Quais documentos são necessários?

Não esqueça que você está indo para outro país e vale levar a carteira de identidade atualizada ou passaporte válido. Se for menor de 18 anos é fundamental estar acompanhado dos pais ou responsáveis e se estiver só com um deles, antes de pegar a estrada faça um termo de autorização em um cartório e carimbe na Polícia Federal antes de entrar no Paraguai.

Atenção: Carteira Nacional de Habilitação – CNH – não é documento válido para fazer compras no Paraguai!

Documentos separados, dinheiro guardado e vamos as compras!!!

 

Guarani, Dólar, Real, Cartão de Crédito ou Pix?!

Como faço pra pagar minhas compras no Paraguai?

Nossa dica é ir com a moeda brasileira mesmo e ficar atento ao câmbio do dia utilizado nas lojas.

Vale a pena ir até uma Casa de Câmbio no Paraguai e trocar o dinheiro.

As lojas também aceitam cartão de crédito internacional, mas daí só é possível verificar qual o valor da conversão utilizado quando chega a fatura.

O Pix também é aceito em quase todas as lojas. Algumas não cobram taxas adicionais e até oferecem um câmbio mais favorável em caso de pagamento nesta modalidade. Porém, é comum as lojas cobrarem taxas que variam entre 1% e 1,5%.

Carro, busão, táxi brasileiro, paraguaio ou moto-táxi?

Outra dica importante é escolher bem o meio de transporte que você utilizará para entrar no Paraguai.

Como já falamos, em Salto del Guairá é tranquilo fazer a travessia de carro, você pode estacionar na frente das lojas ou shoppings que quer fazer as compras e as filas costumam ser bem menores. Já em Ciudad del Este, você pode optar por ir com seu carro, van, ônibus, táxi, moto-táxi ou até mesmo caminhando.

Importante optar por um meio seguro.

Separe uns minutos e veja os vídeos do site Compras Paraguai que mostram as diferenças entre os transportes, preços e onde pegar cada um deles em segurança.

Se preferir ir de carro, preste atenção nestas dicas: estacione logo após a Ponte da Amizade para evitar o congestionamento na hora de ir embora.

Não confie nas pessoas que ficam nas ruas tentando te levar para um estacionamento desconhecido, geralmente indicamos os estacionamentos dos shoppings Del Este e Paris que são bem na entrada e é importante que o veículo esteja no nome do motorista ou de algum passageiro, para evitar estresse desnecessário com os “hermanos”.

 

Esqueci de colocar uns produtos na minha Lista de Desejos. E agora, em qual loja comprar?

Geralmente, tanto no Brasil como no Paraguai, as lojas maiores e shoppings costumam ser locais mais seguros para as compras e fornecem garantia para a maior parte dos produtos.

Não caia na armadilha de lojas pequenas com nomes de marcas conhecidas (Apple, Sony, Samsung, Nike) ou com nome similares de grandes lojas e jamais aceite as dicas das pessoas que ficam nas ruas te induzindo a ir em pequenas lojas.

O ideal é confiar nas lojas listadas no site Compras Paraguai. São lojas seguras e confiáveis e quando aparecem reclamações frequentes de algum desses estabelecimentos eles são retirados do site.

Com celular na mão, você sempre pode acrescentar mais coisas na sua Lista de Desejos.

 

Lá garantía soy yo?!

Como falamos anteriormente, procure fazer suas compras nos estabelecimentos cadastrados no Compras Paraguai. A maioria dos produtos vendidos nessas lojas tem garantia de três meses e caso o produto com defeito esteja dentro deste prazo de garantia ele é encaminhado para assistência técnica. Mesmo assim, nunca abra mão de testar o produto antes de adquiri-lo. Isso é importante para não comprar gato por lebre.

E outra dica: desconfie dos produtos com valores muito diferentes das outras lojas, pois, neste caso, existe grande chance de serem falsificados ou recondicionados.

Por isso é fundamental comprar em lojas de confiança. 

 

Sacolas cheias. Hora de voltar pra casa…

 

Como passar pela Aduana Brasileira?

A cota, por pessoa, para comprar no Paraguai é de US$500 e necessariamente para sair do país você precisa passar pela aduana brasileira – a Receita Federal.

Na Receita Federal os fiscais poderão analisar se a quantidade de coisas que você comprou e o valor das notas estão dentro da cota.

É importante você estar de acordo com as normas brasileiras, ou seja, ter gasto até U$ 500, para se dirigir até a saída tranquilamente.

Caso algum fiscal peça para fazer uma vistoria verá que está tudo em ordem e deixará você seguir viagem normalmente.

Já se as suas compras ultrapassaram o valor é importante fazer a Declaração de Bens , ou seja, emitir um documento para o pagamento do imposto devido e apresentá-lo na aduana brasileira.

Leia como fazer a declaração se suas compras ultrapassaram o valor da cota.

Vale lembrar que se o retorno ao Brasil for por via aérea em VOO INTERNACIONAL a cota permitida é de US$ 1.000 e a Receita Federal irá fiscalizar os produtos adquiridos na chegada ao aeroporto brasileiro.

 

Posso comprar de tudo no Paraguai ou tem coisas que não posso trazer para o Brasil?

Alguns produtos são expressamente proibido de trazer para o Brasil: substâncias entorpecentes, remédios, armas, munição e cigarros (incluindo os cigarros eletrônicos).

O que talvez você não saiba, mas vale a pena se informar, é que também não é permitido trazer para o Brasil pneus, bens com o objetivo de revender, cigarros e bebidas fabricados no Brasil, destinados à exportação.

Tudo dentro das normas, é só curtir o retorno para casa.

Não esqueça que a fiscalização pode ser feita ao longo das rodovias brasileiras e não apenas na aduana. Por isso guarde bem suas notas e a Declaração de Bens do Viajante, caso tenha sido feita, para não ter surpresas desagradáveis como a apreensão das mercadorias e, dependendo do caso, um processo criminal.

 

Boas Compras!

Com todas estas dicas você não terá problemas na hora de ir ao Paraguai fazer compras.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, escreva pra gente!

não perca nenhum conteúdo

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações!

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE