Na última semana, foram noticiados em Ciudad Del Este alguns casos de clientes que foram lesados comprando produtos falsificados no Paraguai como sendo originais e pagando valores alterados no cartão de crédito.
Esta é uma prática que infelizmente ainda acontece em algumas lojas. Por isso, é importante o comprador tomar alguns cuidados e saber como agir caso passe por esta situação.
Hoje em dia, a grande maioria das lojas trabalha de forma honesta, vendendo produtos originais e de qualidade. E não é de interesse de nenhuma delas que casos assim aconteçam. Por isso, recomendamos comprar nas lojas cadastradas no Compras Paraguai, principalmente nas que possuem site e estão no mercado a mais tempo: http://www.comprasparaguai.com.br/lojas/
A alguns anos foi criada a Polícia Turística no Paraguai, que serve exatamente para solucionar casos assim. Os fiscais acompanham o comprador até a loja e procuram intermediar um acerto, normalmente com o valor pago sendo devolvido. Caso a loja se negue ou continue recebendo denúncias, corre o risco de ser fechada.
Dinheiro de volta com a ajuda da polícia do Paraguai
Foi assim que aconteceu nesta semana com alguns turistas. Em um dos casos, compraram celulares que imitavam os originais, inclusive no preço, sendo enganados pelo vendedor. Eles chegaram até esta loja através de um “guia” que os abordou na rua e os levou até a suposta loja com preços mais baixos. Os produtos não funcionavam e o preço das mercadorias foi alterado na hora de pagar com o cartão de crédito. Eles recorreram às autoridades do país vizinho, os acompanhando até o estabelecimento e obtendo o valor pago de volta e devolvendo as mercadorias para os comerciantes. A promotora que acompanhou os clientes na loja intimou o dono a comparecer na delegacia com prazo de meia hora, sob a possibilidade de fecharem a loja. Depois, as autoridades levaram os clientes no carro da polícia até a aduana paraguaia para que fossem embora em segurança.
Foto ilustrando um Galaxy S4 original preto ao lado do falsificado em branco e um suposto “iPhone” verde com Android abaixo
É importante lembrar de solicitar a Nota Fiscal da compra. Desta forma, é possível provar onde compraram e que foram lesados. Deve-se observar na nota se consta o nome da loja e os dados reais dos produtos vendidos. De acordo com a Polícia Turística, foram recebidas 150 denúncias de estrangeiros com reclamações este ano sobre produtos falsificados no Paraguai. Mas a grande maioria dos casos ainda não chega a ser concluída por falta de tempo dos clientes lesados para darem encaminhamento ao processo, que pode não ser na hora. Porém muitas lojas já foram fechadas através das denúncias realizadas.
A Polícia Turística está localizada na aduana paraguaia da Ponte Internacional da Amizade, onde são atendidas as reclamações de estrangeiros prejudicados nas lojas da fronteira. Em alguns casos, o problema é resolvido no mesmo dia, com o comparecimento das autoridades junto do cliente na loja denunciada. É importante que quem vá ao Paraguai saiba da existência desta proteção ao cliente e denuncie sempre que for enganado ao realizar alguma compra de produtos falsificados no Paraguai.
Fontes: