O Paraguai parou no dia de hoje. A greve geral em nosso país vizinho fez cessar suas atividades nas principais cidades, destacando-se Ciudad del Este – CDE e suas vizinhas Presidente Franco e Hernandárias além de Assunção.
Com maioria absoluta das lojas e shoppings fechados, CDE está totalmente tranquila, com pouquíssimo movimento nas ruas que estão tomadas pelos grevistas, principalmente taxistas que se organizam na região próxima a Aduana da Ponte Internacional da Amizade, que apesar de estar aberta, tem baixo movimento de veículos e uns poucos pedestres passando de um lado a outro.
A greve geral tem motivação política como protesto aos planos do Governo do presidente Horácio Cartes, de atrair investimentos do setor privado para os serviços públicos, as chamadas parceria público privadas. A mobilização nacional (que há muito não se via), é organizada por diferentes setores e sindicatos como taxistas, estudantes, professores e funcionalismo público.
Os manifestantes pretendiam fechar a Ponte da Internacional da Amizade, mas foram impedidos pelo exército, pelo menos pela manhã mas outros pontos principais devem fazer parte da estratégia dos grevistas, como o pedágio do Km 28, a rotatória do Km 4, Avenida Bernardino Caballero e rotatória de Presidente Franco além da “Ruta Internacional”.
Ponte da Amizade irreconhecível sem movimento.
Como forma de apoio, praticamente todas as lojas estão fechadas e poucos camelôs abriram suas barracas para atendimento, pois como não há turistas acaba não compensando manter as bancas abertas. Amanhã, dia 27 de março, tudo volta ao normal. Às lojas reabrem a partir das 07:00 horas da manhã.
Jocimar Auguso dos Anjos