O Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu) elaborou um projeto que será executado pelo DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte), o qual visa a re-estruturação e revitalização da Ponte Internacional da Amizade.
Ponte Internacional da Amizade.
O obra que tem uma estimativa de custo de R$ 6 milhões, prevendo, além da recuperação da estrutura e correção das rachaduras, melhorar a segurança e torna-lá mais agradável. Será feita uma nova pintura, as grades serão revitalizadas e terá um trabalho de paisagismo, com o objetivo de embelezar o local, criando assim mais um ponto turístico para a região.
Grades danificadas da Ponte Internacional da Amizade.
Vale lembrar que desta vez as grades devem durar, tendo em vista que há presença constante de policias na ponte, inibindo assim a ação dos contrabandistas que quebravam as grades para largar mercadorias no rio e cruzá-las de barco até o Brasil sem ter que passar pela Aduana.
Imagem do projeto de revitalização da Ponte.
Cerca de 4 milhões de pessoas atravessam a Ponte da Amizade por ano. A aparência que a ponte apresenta hoje oferece insegurança e também alguns riscos para os pedestres que a cruzam todos os dias, já que as grades instaladas estão enferrujadas e tortas.
É de extrema importância que os envolvidos no projeto atentem para a questão da segurança na ponte. Vários casos de assaltos bem como atropelamentos podem ser evitados se os automóveis não tiverem acesso aos pedestres, tendo em vista que a maioria dos assaltos é praticado por motobóis abordando os pedestres.Segundo as autoridades, as obras terão início neste ano.
Fonte: H2Foz