Além de todo o turismo que corre por áreas naturais das fronteiras, como principalmente as Cataratas do Iguaçu, a região também abriga outros lugares interessantes, os quais valem a pena serem visitados.
A cultura do povo é um destes atrativos, além de, é claro, os pólos tecnológicos, entre os quais está a grande Itaipu Binacional.
Espaço das Américas
Entre as opções de passeios em Foz do Iguaçu, o turista poderá desfrutar de uma visão privilegiada no Espaço das Américas, que apresenta o encontro do Rio Iguaçu e o Rio Paraná.
O local tem caráter político, empresarial e cultural, pois é destinado ao aprimoramento e fortalecimento das relações entre os países do Mercosul.
O local possui salas de apoio e praça ao ar-livre, com capacidade para até 400 pessoas.
O horário de atendimento no verão é das 9h até as 19h e no inverno, das 9h até as 18h, todos os dias.
Marco das Três Fronteiras
Geograficamente marcando a fronteira de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú (Argentina) e Puerto Franco (Paraguai), foi construído em cada uma das cidades um obelisco com o símbolo da igualdade, complementaridade e respeito entre as nações da Tríplice Fronteira. O marco brasileiro, construído em pedra e cimento, pintado com as cores nacionais, estabelece o limite territorial e a soberania do Brasil com a Argentina e o Paraguai.
Localizado a 6 quilômetros do centro da cidade, o marco foi inaugurado em 20 de julho de 1903, através de uma comissão estratégica dos dois países. A visita ao local é reverenciada pela paisagem de pinheiros. O local dispõe de estacionamento, lanchonetes, loja de souveniers, play ground e um mirante, de onde os turistas podem observar os outros dois países, cada um com seu marco e suas cores nacionais. Aqui, também é possível observar o encontro dos rios Iguaçu e Paraná.
Pólo Astronômico da Itaipu
O Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho é um dos poucos complexos a reunir, de forma integrada um planetário e observatório astronômico. Um atrativo turístico e educacional.
Pólo Astronômico da Itaipu
O roteiro do Polo Astronômico é composto por:
– Planetário: apresenta uma sessão temática de um céu virtual em condições excelentes para observações, que varia de acordo com a época do ano;
– Observatório: é onde por meio de um telescópio refletor, instalado em uma cúpula de 6 metros de diâmetro, é possível observer o céu noturno. Porém, em dias de chuva e céu nublado, não há observações;
– Espaço Universo: exposições de réplicas em miniaturas de sondas espaciais, globo de planetas e protótipos de astronomia;
– Plataforma de Observações a olho nu: é o espaço destinado às práticas de astronomia sem o uso de nenhum tipo de equipamento, observando o céu estrelado para entender conceitos de constelação, e também diferenciar os vários tipos de astros visíveis no período.
Horários: Terça-feira e Domingo, às 10h e às 16h.
É necessário agendar previamente.
É necessário agendar previamente.
Itaipu Binacional
A Itaipu tornou-se referência mundial no aproveitamento de águas fluviais para a geração de eletricidade. As usinas produzem 25% da energia consumida no Brasil e 95% do Paraguai. Sinônimo de gigantismo, seus números impressionam. A Itaipu tem capacidade instalada de 12.600 megawatts, potência dividida em 18 unidades geradoras. Já o lago que alimenta a usina tem 170 quilômetros de extensão e 29 bilhões de metros cúbicos de água.
As visitas à Itaipu se dividem em turística, especial e técnica, esta última exclusiva para profissionais.
A grandeza física da Itaipu é de uma monstruosidade impressionante
Para os turistas, recomenda-se uma visita agendada para que se possa aproveitar um passeio bem completo por todos os locais da Itaipu, como os mirantes e o vertedouro.
Para uma visita panorâmica, os horários são das 8h30 até as 16h30, de segunda à domingo, sendo uma hora o tempo de visitação.Os pontos turísticos naturais você consegue ver nesta postagem:
http://blog.comprasparaguai.com.br/2013/09/pontos-turisticos-naturais-de-foz-do-iguacu.html
http://blog.comprasparaguai.com.br/2013/09/pontos-turisticos-naturais-de-foz-do-iguacu.html