Nesta segunda-feira (28), o 34° Batalhão de Infantaria Mecanizada (BIMec) do Exército Brasileiro deu início a Operação Dinamo II, esta com o objetivo de fiscalizar e conter a entrada de explosivos e correlatos no país, no intuito de proteger o território brasileiro durante a realização da Copa do Mundo de 2014. A operação acontece na fronteira de Brasil e Paraguai, na Ponte Internacional da Amizade, que liga as cidades de Foz do Iguaçu e Ciudad Del Este.
Segundo informações, os efetivos militares devem abrangir a operação em dois pontos estratégicos de entrada e saída de veículos, abordando em sua maioria carros utilitários, como vans e caminhões. Além de fiscalizar o tráfego de entrada e saída, haverá controle e bloqueio de ruas e também vistoria de empresas e depósitos que estão localizados na fronteira.
A operação militar começou cedo na manhã desta segunda-feira
O exército informou que o principal objetivo desta operação é o de evitar ou reduzir a possibilidade de que explosivos e relacionados de origem ilícita sejam desviados e empregados para o uso contra pessoas ou estruturas, na intenção de evitar um ato terrorista no país.
Caminhões e utilitários são os alvos de fiscalização do exército
Mesmo com a fiscalização, o tráfego entre Foz do Iguaçu e CDE é tranquilo. A Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Militar e a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu estarão apoiando o exército nesta operação. Provavelmente, não haverá problema algum em fazer compras e registrá-las na Receita Federal, desde que tudo esteja conforme as leis ditam e que não haja nenhuma infração para com os critérios do exército perante esta nova operação implantada na fronteira.
Fonte: Radio Cultura Foz