A Anatel fez um anúncio autorizando as operadoras a instalarem uma tecnologia que bloqueia os celulares piratas no momento da tentativa da ligação, sendo que a partir de 2014 todos os aparelhos usados no país deverão ser homologados pelo órgão, sob pena de serem bloqueados e das chamadas não se completarem.
Por que a Anatel quer bloquear os aparelhos piratas?
Como funcionará o bloqueio dos celulares?
Cada celular possui um número específico que sai de fábrica com ele, chamado IMEI. Existe um catálogo mundial com todos os IMEIs válidos produzidos pelos diversos fabricantes. Por sua vez, o chip da operadora escolhido também possui um número que lhe é peculiar: IMSI. Quando você coloca um chip em um celular, ele transmite às centrais das operadoras os dois números que permitem identificar quem está falando e em que aparelho. As operadoras sabem que um celular é pirata porque na sua rede eles não aparecem com o número IMEI ou quando aparecem, ele é duplicado (igual à de outro telefone).
O novo sistema das operadoras cruzará a lista de registros nacionais e estrangeiros para saber qual é autêntico. O sistema decidirá se é pirata ou não e, automaticamente, bloqueará esses sinais. Além de bloquear as ligações dos celulares pirateados, também vai bloquear dos importados e originais não homologados na Anatel. A regra também vale para os tablets.
O sistema que vai ser implementado pelas operadoras verificará em uma central com todos os códigos IMEI dos dispositivos homologados pela Anatel para saber se ele tem autorização para funcionar nesta rede, cruzando a lista de registros nacionais e estrangeiros para saber qual é autêntico e decidir pelo bloqueio dos sinais.
Os celulares comprados no Paraguai deixarão de funcionar?
Outras marcas consolidades no Paraguai que possuem um bom número de clientes brasileiros, como exemplo podemos citar a BLU e a INOVE, já estão com a maioria dos seus modelos homologados na Anatel e as demais marcas estão buscando essa homologação.