E aí galera, quem já passou pela experiência de declarar imposto na Receita Federal e pagar o imposto sobre suas compras no Paraguai? Nossa equipe passou por esse processo e vamos contar como foi. Aproveite e compartilhe a sua experiência com a gente também!
Compramos um notebook que passou da cota dos U$ 300,00 e paramos o carro no estacionamento da própria aduana para fazer a declaração. Chegamos por volta das 17 horas, talvez um pouco mais tarde, fomos até um balcão de “BENS A DECLARAR” para preencher a DBA (Declaração de Bagagem Acompanhada), caso tenha dúvida é só perguntar para as assistentes que orientam sobre a forma de preencher
Feito isso, entramos na fila para que a DBA fosse conferida, cadastrada no sistema e emitida a DARF para realizar o pagamento do valor que excedeu a cota.
Como o banco já tinha fechado, mas tínhamos conta no Banco do Brasil e fomos até os caixas eletrônicos da agência local para fazer débito em conta. Caso contrário, teríamos que deixar os produtos na Receita e voltar no dia seguinte com a DARF paga para poder retirá-los.
Com a guia paga fomos no guichê específico para retirar produtos e, após algumas conferências pela funcionária, tivemos as compras liberadas.
Todo esse procedimento durou em torno de 40 minutos, sendo que apenas tivemos que esperar uma pessoa na fila para apresentar a DBA e emitir a DARF, porque nos outros lugares não precisamos esperar ninguém (devido ao horário estava vazio).
DICA: a Receita funciona das 7h às 19h, mas os bancos abrem de segunda-sexta das 11h às 17h30 e sábado das 11h às 17h. Se você for passar após as 19 horas e precisar declarar o que comprou, o produto é lacrado e no dia seguinte você volta para poder fazer todo esse procedimento.
Boas compras a todos!