Você já teve algumas destas dúvidas sobre comprar um iPhone no Paraguai?
- Precisa ter o selo homologado da Anatel? Funciona o 4G no Brasil?
- Tem garantia e assistência técnica no Brasil?
- Posso comprar o iPhone sem precisar pagar imposto por exceder a cota?
- Onde comprar iPhone original no Paraguai?
- É mais barato comprar no Paraguai ou nos Estados Unidos?
- As lojas vendem iPhone falsificado ou com defeito?
- iPhones recondicionados ou refurbished tem garantia?
Detalhamos neste post o que você precisa para comprar com total segurança um iPhone no Paraguai. Caso queira saber de forma resumida, fizemos um vídeo esclarecendo as principais dúvidas que recebemos:
Diferenças de comprar iPhone no Paraguai
Dólar do dia
Comprando no Paraguai o valor em reais é refletido instantaneamente, tanto quando o dólar sobe, quanto quando desce, flutuando a cada dia. Já no Brasil a taxa de câmbio de importação pelas revendedoras é mantida por um bom tempo, normalmente toda uma geração de iPhone em nosso país permanece com o mesmo preço até vir outra.
Disponibilidade e preços depois de lançado
Com relação à data de lançamento, geralmente quando o iPhone é lançado no Brasil ele já está sendo comercializado há meses no Paraguai.
Assim que é lançado nos EUA, em poucos dias já possível adquirir o celular no Paraguai, que são comprados em lojas nos EUA e revendidos. Estes lotes de lançamento costumam ser mais caros. Conforme chegam os lotes destinados especificamente para as lojas no Paraguai, os preços abaixam consideravelmente.
Por isso nossa sugestão é não comprar logo no lançamento e esperar algum tempo até conseguir preços melhores.
Parcelamento
Antigamente, não era possível parcelar as compras no Paraguai. Porém agora, as lojas grandes e famosas como por exemplo Nissei, Cellshop, Madrid Center, Shopping China, Pionner Internacional, entre outras, permitem parcelamento de compras e, nesse caso, de iPhone no país vizinho.
É importante que você saiba que se parcelar as compras, certamente haverá um acréscimo no valor anunciado pelo Compras Paraguai e pelas próprias lojas. Isso é normal entre as lojas que parcelam no Paraguai.
Se você pagar no cartão pode ter um acréscimo de 5% a 10% do valor. Já no Brasil as compras parceladas quase sempre tem um bom acréscimo de juros.
Garantia e assistência técnica no Brasil
Assim que adquirir o aparelho recomendamos fazer o seguinte procedimento: Digite no Google: “garantia iPhone”.
Você será direcionado para o site da Apple: https://checkcoverage.apple.com/br/pt
Lá você verifica o estado da garantia da Apple, digitando o número de série do seu iPhone (localizado nas configurações do aparelho) para consultar a elegibilidade para suporte e a extensão da garantia. Você consegue ver detalhes como data da compra, tempo de garantia, como proceder se der algum erro, etc. Com isso se assegura que o iphone é realmente novo e original.
Os produtos da Apple tem garantia normal no Brasil de 1 ano, mesmo tendo disso comprados em outro país, não importando se possuem selo Anatel ou nota fiscal. O que importa é fazer esta checagem do número de série que mostramos e os dados corresponderem exatamente de acordo com a compra efetuada.
Para saber o número de série siga estes passos no seu dispositivo:
Após descobrir o número de série prossiga na página de checagem de cobertura de garantia da Apple:
Lá você vai ter informações detalhadas confirmando quando e onde seu aparelho foi comprado e quanto tempo de garantia ainda possui.
Onde comprar iPhone original no Paraguai?
Caso você faça a compra em lojas grandes e/ou de renome, que estão a um bom tempo no mercado, a chance de comprar um iPhone que não esteja funcionando adequadamente é muito remota. Como estas lojas tem uma reputação a zelar, costumam prestar um serviço de qualidade e não tem motivos para enganar o cliente.
No Paraguai existem várias opções de lojas confiáveis que vão te oferecer produtos originais e com alta qualidade.
Nossa recomendação é para que compre apenas nestas lojas maiores. As melhores são grandes importadoras, têm preços competitivos e compram direto da marca.
Recomendamos apenas as lojas que listamos no Compras Paraguai:
Clique aqui para comparar os preços nas lojas que vendem iPhone no Paraguai.
Algumas lojas do Paraguai vendem iPhone falsificado ou com defeito?
Em lojas menores pode existir a possibilidade de venderem um iPhone que não esteja 100% perfeito, podendo ser falso, usado ou com defeito.
Embora hoje em dia este problema seja raro, de vez em quando acontece. As lojas pequenas nunca vão bater o preço das maiores e o que também pode acontecer é irem até uma loja maior, comprarem o aparelho (original) e te venderem ganhando um lucro nesta operação.
Estas lojas também podem te mostrar um iPhone e te entregarem outro depois de pagar, ou até se recusam a deixar você testar antes de pagar pois alegam que está na caixa, lacrado. Pode ser verdade ou não. Como você quer economizar ao máximo e ter um produto de qualidade ao ir ao Paraguai, não vai querer se submeter a isso.
Por isso tudo, evite aceitar ajuda na rua e não compre em lojas pequenas onde os guias te levam.
Relacionado: Saiba os riscos de aceitar ajuda na rua e comprar em lojas não confiáveis no Paraguai.
Muito importante: Lembre-se de sempre conferir se a embalagem está lacrada, abri-lá e testar seu iPhone antes de sair da loja, verificando a garantia no site da Apple como mostramos acima.
Precisa ter o selo de homologado pela Anatel? Vai funcionar o 4G no Brasil?
Caso você adquira modelos do iPhone 5S, 5C ou antecessor a esses, os que não foram homologados pela Anatel podem não ter a rede 4G disponível no Brasil.
A partir do iPhone SE este problema não existe mais, pois a Apple incluiu em todos os modelos a frequência 2600MHz, usada no Brasil. Mas lembrando que nos próximos anos o Brasil deve adotar a frequência 700MHz (banda 28) que é atualmente utilizada pelas TVs analógicas.
Hoje em dia, a frequência 700 MHz não funciona no Brasil. Só funciona a frequência 2600MHz, que é a banda 7. Se você quiser se manter atualizado no quesito iPhone, é importante que você esteja atento e adquira, num futuro próximo, seu aparelho compatível com a banda 28.
Então, na verdade não importa tanto o selo, mas sim o modelo do celular corresponder ao modelo que foi ou será homologado pela Anatel para estes modelos mais antigos.
Para todos os casos uma vantagem do selo é ter o plugue da tomada no padrão brasileiro.
A versão homologada é a mesma vendida pelas lojas e operadoras no Brasil. Pode ser mais fácil de vender o aparelho depois também.
Resumindo: Qualquer modelo de iPhone novo a partir do SE que você comprar no Paraguai será compatível com o 4G brasileiro e terá garantia no Brasil.
O único cuidado com os iPhones mais atuais é ser um aparelho bloqueado de alguma operadora nos EUA. Não compre o celular se tiver escrito o nome de alguma operadora de celular americana, AT&T, T-Mobile, Sprint ou Verizon.
Veja a lista dos modelos homologados pela Anatel no Brasil:
iPhone SE: A1723
iPhone 7: A1778
iPhone 7 Plus: A1784
iPhone 8: A1905
iPhone 8 Plus: A1897
iPhone X: A1901
iPhone Xs: A2097
iPhone Xs Max: A2101
iPhone Xr: A2105
iPhone 11: Modelo A2221
iPhone 11 Pro: Modelo A2215
Modelo 11 Pro Max: Modelo A2218
Novos iPhones 11
De acordo com a Apple, os novos modelos de iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max, suportam às três bandas (3, 7 e 28) e funcionam sem problema nenhum na rede 4 G do Brasil. Estes aparelhos são os mesmos vendidos em países da Europa, Índia, Austrália, Japão, México e Oriente Médio.
O modelo vendido nos EUA não possui suporte à banda 28, apenas às outras duas (3 e 7). Ou seja, se você comprar um aparelho nos Estados Unidos ou Canadá, continuará podendo se conectar na rede 4G brasileira em outras frequências. Porém, caso a região que você estiver possuir apenas a cobertura da banda 28, seu iPhone funcionará no 3G somente, até encontrar outra frequência 4G disponível.
iPhones recondicionados ou refurbished
Fique atento ao pesquisar os preços se o nome do produto contém as siglas “RB” ou “Recon“, de refurbished ou recondicionado.
Quer dizer que o iPhone já teve um dono e por algum motivo foi devolvido, levado para uma assistência técnica e voltou a ser vendido. Teoricamente é para estar funcionando normalmente, mas não é uma regra. Tanto que para aparelhos assim não vale a garantia da Apple e as lojas não dão garantia e quando dão é de no máximo 1 mês de assistência técnica.
Nossa recomendação é preferir sempre os iPhones novos, sem serem recondicionados, você paga um pouco mais, mas vale a pena para não ter dor de cabeça com algum eventual problema. Caso realmente prefira um recondicionado, teste muito bem antes de sair da loja.
Também é possível encontrar no Paraguai iPhones com a sigla CPO (certified pre-owned), que são aparelhos que retornaram à Apple e foram recondicionados, passando por testes rigorosos para funcionar de acordo com o padrão que a marca determina. São raros de encontrar à venda no Paraguai. Eles são praticamente um celular novo, com uma nova parte externa e novo número IMEI. Além disso, vem com 1 ano de garantia. Basicamente é igual a um novo e você paga um pouco menos nele.
Cuidado básico após comprar um iPhone no Paraguai
TESTAR SEMPRE o aparelho quando ainda estiver no Paraguai (perto da loja) em uma rede brasileira de celular como Tim, Vivo, Oi, etc. Ou seja, você precisa ver algum lugar em que o sinal brasileiro funcione e testar com seu chip verificando o devido sinal no aparelho que você acabou de comprar.
Pode acontecer algum caso de aparelho roubado, perdido ou algum outro motivo que faça a Apple bloquear o aparelho.
Por isso, aproveite a oportunidade de TESTAR o aparelho novo de todas as formas antes de voltar para a casa.
Quando acontece algum imprevisto como este, as lojas costumam trocar por outro aparelho, mas VOCÊ DEVE IR ATÉ A LOJA EFETUAR A TROCA (não existe a possibilidade de fazer por Correio).
Comparativo de preços iPhone no Paraguai x EUA x Brasil
Escolhemos dois modelos de iPhone 7 para comparar os preços entre os três países, realizada no dia 03/06/2017, tomando como base a cotação do dólar no Paraguai com o valor de R$3,33. Lembrando que ao comprar nos EUA você deve pagar o imposto estadual ao passar no caixa. Cada estado tem um valor diferente. Para exemplificar, usamos como base comprar em Miami na Flórida, onde o imposto é de 7%. No Paraguai estrangeiros têm direito à isenção do imposto local IVA (que é de 10%).
Quanto custa o iPhone 7 128GB no Paraguai, Brasil e EUA?
- (Brasil) Apple BR: R$3509,10 à vista
- (Brasil) Saraiva: R$3432,12 à vista
- (EUA) Apple Store: $749 + 7% = $801,43 = R$2668,76
- Paraguai: $750 = R$2497,50
Quanto custa o iPhone 7 Plus 128GB no Paraguai, Brasil e EUA?
- (Brasil) Apple BR: 4.049,10
- (Brasil) Saraiva: R$ 3.959,12
- (EUA) Apple Store: $869 + 7% = $929,83 = R$3096,00
- Paraguai: $925 = R$3080,25
Em ambos os casos conseguimos comprar o Iphone no Paraguai por menos que nos EUA. Se contar os gastos com viagem, a diferença seria bem maior ainda.
Confira os preços de iPhones vendidos no Paraguai nas lojas que recomendamos.
Qual a melhor forma de pagamento? Onde troco real por dólar?
De forma sucinta e rápida, para economizar ao máximo, a melhor forma de pagar é trocar reais por dólares numa casa de câmbio no Paraguai.
As lojas aceitam reais, mas a cotação não é tão boa.
Caso prefira pagar em cartão, as lojas cobram de 5% a 10% a mais.
Relacionado: Compras no Paraguai devem ser feitas em Dólar, Real ou Cartão de Crédito?
Posso comprar o iPhone sem precisar pagar imposto por exceder a cota?
Sempre que estiver em uma viagem ao exterior, você terá o direito de voltar ao Brasil com itens de uso pessoal, que são isentos da taxação na alfândega/aduana.
A regra diz que você pode precisar de um celular em sua viagem ao exterior. Mas esta regra só se aplica quando se hospeda no Paraguai e fica alguns dias, comprovando este tempo de permanência.
Neste vídeo a receita Federal deixa claro como funciona trazer Bens de Uso Pessoal:
Nossa dica é que você não carregue seu aparelho atual ao adquirir um novo no Paraguai, utilize o iPhone novo como item pessoal, retirando-o da caixa e iniciando sua utilização para retorno no Brasil, além de se possível comprovar que ficou hospedado alguns dias no Paraguai.
Mesmo assim se for fiscalizado o fiscal pode entender que o aparelho adquirido deveria ter o imposto pago, o que é raro para quem traz um celular deste modo.
O que acontece se o fiscal perceber que estou trazendo um iPhone?
Se o fiscal ou policial ver que está com o aparelho e entender que foi adquirido no Paraguai, na ausência de nota fiscal que comprove que foi comprado no Brasil e no entendimento da autoridade que ele não se enquadra como bens de uso pessoal, podem acontecer duas situações, dependendo de onde foi a fiscalização:
- Caso esteja em zona primária (na aduana logo na entrada do Brasil): você tem o direito de pagar o imposto, ter seu bem legalizado e poder usá-lo tranquilamente.
- Caso esteja em zona secundária (aeroporto, estradas): você tem seu aparelho (e possivelmente outros bens adquiridos) apreendidos, sem chance de pagar imposto e obtê-los de volta, a menos que recorra ao poder judiciário.
Relacionado: A temida Fiscalização na Aduana Brasileira: entenda como funciona.
Vale a pena comprar no Paraguai mesmo pagando o imposto de importação?
Seguindo o exemplo de valor do IPhone 7 128GB e considerando que a cota é de $300,00 você vai pagar 50% de imposto sob a diferença, que será de $450,00 ($750,00 – $300,00), totalizando $225 de imposto, que somado ao valor do aparelho tem um custo final de $975 = R$3246,75. Ainda assim você economiza comprando no Paraguai ao invés de comprar no Brasil.
Finalizando
Mostramos que realmente vale a pena ir até o Paraguai para adquirir um iPhone.
Seguindo nossas dicas, além de adquirir um produto de alta qualidade e pagar bem menos, você vai poder voltar para casa tranquilo por ter tido uma experiência muito agradável e sem problemas.
Tem alguma dúvida ou passou por alguma dificuldade comprando no Paraguai? Deixe seu comentário!
Boas compras!